Prof. Romilson assume GT da ANPED

O diretor da Escola de Formação de Professores e Humanidades, prof. Romilson Martins Siqueira, foi eleito para a coordenação do GT07 Educação de Crianças de 0 a 6 da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped).

O GT07 agrega pesquisadoras e pesquisadores sobre criança, infância e processos educativos formais e informais com o objetivo de discutir as principais perspectivas teórica, política e pedagógica para a Educação Infantil e para a primeira infância no Brasil.

“O grupo é um dos espaços mais importantes para o debate sobre a educação como direito das crianças. Ele reúne grandes teóricos, estudiosos e pesquisadores de todo o Brasil. A Anped ocorre bianualmente e dela saem as grandes moções, posicionamentos, encaminhamentos, articulações de pesquisas conjuntas e publicações”, informa o prof. Romilson, que participa do GT07 desde 1998.

Neste ano, o G07 completa 40 anos juntamente com a própria Anped. “Tenho acompanhado a importância que o GT tem em se fazer presente em espaços fundamentais de luta política em defesa das crianças e infâncias”, complementa.

O Grupo reúne um conjunto de produções científicas, políticas e militantes em defesa da educação das crianças. Sua organização traduz o movimento histórico da identidade deste GT: um campo interdisciplinar que agrega pesquisadores comprometidos e pesquisadoras comprometidas com as questões políticas e educativas que dizem respeito às crianças.

Prof. Romilson Martins Siqueira, diretor da EFPH, foi empossado em outubro deste ano

O espaço do GT 07 agrega a produção de diferentes Grupos de Estudos e Pesquisas que movimentam o campo e a produção teórica. Os trabalhos do GT são expressões da pluralidade e diversidade histórica dos temas, objetos, instrumentos e resultados das pesquisas.

O mandato é de dois anos, juntamente com a professora Dra. Márcia Buss-Simão – UFSC.

Currículo

Prof. Romilson é pós-doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFG, sob supervisão do professor Luiz Fernandes Dourado. É doutor e mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UFG.

É graduado em Pedagogia pela PUC Goiás. Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e diretor da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás.

Professor na Rede Municipal de Educação de Goiânia e coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura e Educação na Infância. Atua na linha de Pesquisa Educação, Sociedade e Cultura e tem como objeto de estudo os processos educativos e culturais na infância e da criança em contextos da Educação Infantil e em outros espaços institucionais.

(Com informações do professor Romilson Martins Siqueira)