Prof. Pedro Wilson recebe título de professor emérito

O ex-reitor da PUC Goiás, Pedro Wilson Guimarães, recebeu no último sábado, 27, o título de professor emérito da Universidade Federal de Goiás. A cerimônia foi realizada com a presença de familiares e amigos próximos no gabinete da Reitoria da UFG. A concessão da honraria foi deferida por unanimidade pela Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), Faculdade de Ciências Sociais (FCS) e Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) da instituição.

Emocionado e citando Paulo Freire, Pedro Wilson reafirmou o seu engajamento com a educação e o desafio da construção de um planeta sustentável. Segundo ele, é necessário pessoas ousadas que estejam dispostas a continuar lutando em duas frentes prioritárias, que são a defesa do meio ambiente e dos direitos humanos, da mulher e contra o racismo. “Sou mais do que agradecido por esse momento e continuamos a buscar juntos mais democracias, liberdades, mas principalmente a possibilidade de um futuro para nós e nossos netos”, afirmou.

Pedro Wilson lembrou em seu discurso a inusitada história da assinatura do documento que permitiu a criação da Universidade Federal de Goiás dentro de um avião, graças à insistência de Colemar Natal e Silva, que viria a ser o primeiro reitor da instituição. O professor ainda enalteceu a atuação do reitor da UFG na criação e estruturação das Universidade Federal de Catalão e Universidade Federal de Jataí. “Viva a vida. Viva a vida sempre com dignidade”, concluiu.

A reitora da PUC Goiás, Olga Ronchi, compôs a mesa da solenidade e lembrou da biografia de Pedro Wilson como cristão e da sua formação como seguidor de Dom Fernando Gomes dos Santos. “Um homem de diálogo, ciência e fé, esta é a sua grande marca”, declarou.

Compuseram ainda a mesa da cerimônia o reitor da UFG, Edward Madureira, a vice-reitora da UFG, Sandramara Matias Chaves, a diretora da Faculdade de Ciências Sociais, Izabela Maria Tamazo e a vice-diretora do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública, Edsaura Maria Pereira.

Trajetória na PUC

Prof. Pedro Wilson ingressou no então Departamento de Serviço Social da Universidade Católica de Goiás (UCG) em 1974, para compor o quadro de professores que afirmavam o compromisso com o projeto de formação profissional do assistente social e com o movimento latino-americano de reconceituação do Serviço Social. Sua atividade foi orientada pelas discussões, debates e articulações com os demais professores, estudantes e movimentos sociais em Goiânia, Goiás e no Brasil.

A trajetória profissional, política e cívica do prof. Pedro aprofunda-se e renova-se nos tempos de luta pela redemocratização da sociedade brasileira. Ele foi o primeiro vice-reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis da UCG, cargo assumido no ano de 1981, quando deixou uma notável contribuição para a expansão dos projetos de extensão da universidade.

Foi reitor da UCG de 1985 a 1988 e com seu trabalho confirmou a visibilidade da instituição no cenário nacional. Articulou posicionamentos em defesa de grandes causas e denúncias sobre queimadas na Amazônia e no Cerrado, sobre crimes e violação dos Direitos Humanos na região Centro-Oeste, sobre defesas de políticas de proteção ao bioma Cerrado e do patrimônio cultural e indígena do Brasil Central.

Entre as diversas contribuições para a universidade, ganha destaque o fortalecimento da militância nos diversos espaços de luta pela consolidação dos direitos humanos e na educação popular. Ele coordenou a criação do Instituto Brasil Central (IBRACE), uma das primeiras ONGs de Goiás voltadas para a defesa dos direitos humanos, a educação popular, os direitos e defesas dos povos indígenas e da cultura popular.

Em 2012, em reconhecimento a sua dedicação em prol dos direitos sociais, ele recebeu da universidade o título de Doutor Honoris Causa. É a honraria mais importante concedida pela Universidade, aprovada em sessão do Conselho Universitário. O título pode ser atribuído a personalidade eminente, nacional ou estrangeira, que tenha se destacado singularmente por sua contribuição à cultura, à educação ou à humanidade.

Confira aqui a cobertura completa da cerimônia.

(Texto com informações da Secom/UFG e da Série Pronunciamentos/PUC)