Prof. Pedro Wilson recebe título de professor emérito

O ex-reitor da PUC Goiás, Pedro Wilson Guimarães, recebeu no último sábado, 27, o título de professor emérito da Universidade Federal de Goiás. A cerimônia foi realizada com a presença de familiares e amigos próximos no gabinete da Reitoria da UFG. A concessão da honraria foi deferida por unanimidade pela Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), Faculdade de Ciências Sociais (FCS) e Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) da instituição.

Emocionado e citando Paulo Freire, Pedro Wilson reafirmou o seu engajamento com a educação e o desafio da construção de um planeta sustentável. Segundo ele, é necessário pessoas ousadas que estejam dispostas a continuar lutando em duas frentes prioritárias, que são a defesa do meio ambiente e dos direitos humanos, da mulher e contra o racismo. “Sou mais do que agradecido por esse momento e continuamos a buscar juntos mais democracias, liberdades, mas principalmente a possibilidade de um futuro para nós e nossos netos”, afirmou.

Pedro Wilson lembrou em seu discurso a inusitada história da assinatura do documento que permitiu a criação da Universidade Federal de Goiás dentro de um avião, graças à insistência de Colemar Natal e Silva, que viria a ser o primeiro reitor da instituição. O professor ainda enalteceu a atuação do reitor da UFG na criação e estruturação das Universidade Federal de Catalão e Universidade Federal de Jataí. “Viva a vida. Viva a vida sempre com dignidade”, concluiu.

A reitora da PUC Goiás, Olga Ronchi, compôs a mesa da solenidade e lembrou da biografia de Pedro Wilson como cristão e da sua formação como seguidor de Dom Fernando Gomes dos Santos. “Um homem de diálogo, ciência e fé, esta é a sua grande marca”, declarou.

Compuseram ainda a mesa da cerimônia o reitor da UFG, Edward Madureira, a vice-reitora da UFG, Sandramara Matias Chaves, a diretora da Faculdade de Ciências Sociais, Izabela Maria Tamazo e a vice-diretora do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública, Edsaura Maria Pereira.

Trajetória na PUC

Prof. Pedro Wilson ingressou no então Departamento de Serviço Social da Universidade Católica de Goiás (UCG) em 1974, para compor o quadro de professores que afirmavam o compromisso com o projeto de formação profissional do assistente social e com o movimento latino-americano de reconceituação do Serviço Social. Sua atividade foi orientada pelas discussões, debates e articulações com os demais professores, estudantes e movimentos sociais em Goiânia, Goiás e no Brasil.

A trajetória profissional, política e cívica do prof. Pedro aprofunda-se e renova-se nos tempos de luta pela redemocratização da sociedade brasileira. Ele foi o primeiro vice-reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis da UCG, cargo assumido no ano de 1981, quando deixou uma notável contribuição para a expansão dos projetos de extensão da universidade.

Foi reitor da UCG de 1985 a 1988 e com seu trabalho confirmou a visibilidade da instituição no cenário nacional. Articulou posicionamentos em defesa de grandes causas e denúncias sobre queimadas na Amazônia e no Cerrado, sobre crimes e violação dos Direitos Humanos na região Centro-Oeste, sobre defesas de políticas de proteção ao bioma Cerrado e do patrimônio cultural e indígena do Brasil Central.

Entre as diversas contribuições para a universidade, ganha destaque o fortalecimento da militância nos diversos espaços de luta pela consolidação dos direitos humanos e na educação popular. Ele coordenou a criação do Instituto Brasil Central (IBRACE), uma das primeiras ONGs de Goiás voltadas para a defesa dos direitos humanos, a educação popular, os direitos e defesas dos povos indígenas e da cultura popular.

Em 2012, em reconhecimento a sua dedicação em prol dos direitos sociais, ele recebeu da universidade o título de Doutor Honoris Causa. É a honraria mais importante concedida pela Universidade, aprovada em sessão do Conselho Universitário. O título pode ser atribuído a personalidade eminente, nacional ou estrangeira, que tenha se destacado singularmente por sua contribuição à cultura, à educação ou à humanidade.

Confira aqui a cobertura completa da cerimônia.

(Texto com informações da Secom/UFG e da Série Pronunciamentos/PUC)

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.