Prof. Jeferson de Castro recebe Comenda do Mérito Econômico

O docente da Escola de Direito Negócios e Comunicação, prof. Jeferson de Castro Vieira, recebeu na última segunda-feira, 13 de dezembro, a Comenda do Mérito Econômico, a mais alta honraria concedida pelo Conselho Regional de Economia do Estado de Goiás 18ª Região (Corecon-GO).

Desde 2002, a entidade homenageia personalidades que contribuíram para o processo de desenvolvimento econômico do Estado e economistas que auxiliam o debate e a discussão da ciência econômica em Goiás.

Para o prof. Jeferson é um reconhecimento público, que vem coroar seus 39 anos de dedicação à carreira como economista, professor, autor de artigos em diversos jornais e pela atuação em diversas entidades e órgãos públicos em Goiás, entre eles, Arquidiocese de Goiânia, Secretaria de Ciência e Tecnologia, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Capes, Conselho Estadual de Educação, Sebrae, Fundo Constitucional do Centro-Oeste e o Programa Produzir, destinado aos incentivos fiscais de Goiás.

Ele também destaca o apoio que recebeu da universidade ao longo da sua trajetória profissional. “O incentivo que a PUC me deu para fazer mestrado e doutorado abriu as portas para o mundo do conhecimento, para o mundo da informação, para ser uma pessoa mais humana, compreender as questões econômicas e propor soluções para o desenvolvimento socioeconômico de Goiás e do Brasil”, reflete.

O docente possui graduação em Ciências Econômicas pela PUC (1982), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás (1996) e doutorado em Estudos Comparados sobre as Américas pela Universidade de Brasília (2001).

Atualmente é professor titular da universidade, articulista do jornal O Popular, comentarista econômico de rádios locais e ex-conselheiro do Conselho Superior da Fapeg, Sebrae, FCO e Conselho Estadual de Educação.

Tem experiência na área de Economia, com ênfase em conjuntura econômica, economia brasileira, desenvolvimento regional, desenvolvimento e economia regional e urbana, arranjos produtivos locais, sistemas de inovação e mercado financeiro. Participa da Rede Iberoamericana de estudos sobre desenvolvimento territorial e governança, Observatório do Desenvolvimento Regional e Rede PLURD (Programas em Planejamento Urbano e Regional do Centro e Norte do Brasil), parecerista da FAPEG.

A honraria foi entregue pelo conselheiro do Conselho Federal de Economia, prof. Eduardo Rodrigues, diretor geral da PUC TV e também docente da PUC (foto).