Pró-reitora de Saúde é homenageada na Assembleia

A pró-reitora de Saúde da PUC Goiás e superintendente da Santa Casa de Goiânia, Irani Ribeiro de Moura, foi uma das homenageadas pela Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) pelas suas contribuições com a doação de órgãos e tecidos no Estado. Em solenidade realizada na noite desta quarta-feira, 29, ela se juntou a um grupo de 41 profissionais que tiveram seu trabalho pela causa reconhecido.

A Santa Casa, hospital-ensino da universidade, realizou seu primeiro transplante cardíaco em setembro. Além disso, a instituição realiza a captação de córneas, encaminhadas ao Instituto de Olhos e transplantes renais: só neste ano, segundo a superintendente, foram 25. “Estamos pleiteando junto ao Ministério da Saúde a implantação do transplante de fígado, em 2019. Queremos ser um hospital de alta complexidade, incrementando o que já existe e a criar novos serviços”, declara.

Irani relatou a alegria em vivenciar a recuperação dos transplantados e de suas famílias. Emocionada, ela ressaltou que a atuação na área “é uma causa nobre, que propicia às pessoas mais uma chance de vida”.

Propositor do evento, o deputado estadual Lívio Luciano explicou que o objetivo da solenidade foi homenagear profissionais que atuam de forma direta, sistemática e altamente altruísta para salvar vidas. “Queremos que esse momento sintetize uma homenagem do povo de Goiás, por meio de sua Casa mais representativa. Vocês representam todos aqueles que cooperam para o transplante de órgãos e tecidos”, afirmou.

Fotos: Wagmar Alves