PRIS encerra semestre com arraiá

O Programa de Referência em Inclusão Social (PRIS) promoveu, na tarde desta terça-feira, 21 de junho, o Arraiá do PRIS, no espaço multiuso da área 7, da PUC Goiás. Depois de dois anos sem atividade presencial, em função da pandemia, alunos, voluntários e coordenadores se reuniram para encerrar o semestre com o tradicional arraiá.

Atualmente o PRIS desenvolve dois projetos: o Alfadown, que trabalha com o desenvolvimento de crianças (a partir dos 6 anos de idade), jovens e adultos com Síndrome de Down, auxiliando-os no processo de alfabetização e letramento, bem como no desenvolvimento de habilidades sociais; e o Projeto Aprendendo a Pensar (PAP), que trabalha com crianças e jovens com diferentes necessidades educacionais, buscando estimular a autonomia do público atendido, bem como o desenvolvimento das competências socioemocionais.

A coordenadora do PRIS, professora Júlia Pargeon, destacou que os projetos desenvolvidos têm auxiliado efetivamente inúmeras pessoas, o que fortalece a aprendizagem e a interação social dos educandos.

“No projeto infantil Aprender a Pensar, nós levamos conhecimentos sobre ética e valores para as crianças, para que elas cresçam cercadas de referências e se tornem adultos colaborativos com a sociedade. O outro projeto é de alfabetização de adultos, que é encantador: são adultos que chegam muito tímidos por não saber ler e escrever e o trabalho não é só de alfabetização, mas de resgate da autoestima”, pontuou a professora Marcela Gomide.

Luciana Novaes de Oliveira Brito, coordenadora do Projeto Alfadown, destacou que a resposta dos programas é bastante positiva, tanto para os alunos quanto para as famílias e os voluntários, que são alunos da PUC: “Todos vivenciam um processo de inclusão. Nós percebemos o crescimento e desenvolvimento dos nossos educandos, a vivência da inclusão e da autonomia, que é o nosso objetivo principal”.

Com a atividade de hoje, encerra-se o semestre dos dois projetos: “O sentimento é de gratidão. Depois de dois anos de pandemia, esse foi o primeiro semestre presencial, que termina de uma forma já tradicional nos programas, que é com a festa junina”, explicou.

Confira as fotos do evento

 

Texto: Marília de Paiva Siqueira, jornalista da Dicom

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.