Primeira turma do curso de especialização em Educação, Cultura e Patrimônio é certificada pela PUC

Uma contribuição da Escola de Formação de Professores e Humanidades na perspectiva da educação continuada dos educadores. Neste contexto, a PUC Goiás realizou na noite desta segunda-feira, 6 de novembro, a solenidade de outorga dos diplomas aos 29 concluintes da primeira turma do curso de especialização em Educação, Cultura e Patrimônio, no Plenário da Reitoria (Área 4).

Oferecido gratuitamente, na modalidade remota, para todos os egressos e egressas da EFPH, o curso foi impulsionado pela Resolução 02/2015 do MEC, que orienta como deve ser a formação de professores no Brasil, pontuando a necessidade de uma articulação entre a graduação e a pós-graduação.

De acordo com o idealizador da iniciativa e diretor da EFPH, prof. Romilson Martins Siqueira, a universidade criou um projeto institucional para dar visibilidade a essa articulação. “Neste sentido, a PUC Goiás montou este curso de 390 horas na perspectiva de achar três eixos nos currículos da graduação e pós-graduação, que é a docência, a cultura e a gestão. Esses eixos permeiam tanto a formação de quem está começando a graduação de como quem está concluindo a pós-graduação”, informou.

O diretor da Escola também pontuou que a certificação dos concluintes é um momento importante, porque coroa o encerramento de um projeto formativo: “ele começou com a concepção da ideia do curso, passou pela produção de todo material feito pelos professores, pela formação dos estudantes, acompanhamento dos tutores e agora entregamos o diploma para os alunos que concluíram o curso”, complementou.

Presidente da cerimônia, a reitora da instituição, Olga Izilda Ronchi, destacou o caráter inovador do curso, não só pela modalidade, mas por proporcionar aos egressos dos cursos de licenciatura uma experiência pedagógica completa.

Ao destacar os diversos atores que colaboraram para a construção do projeto pedagógico do curso, ela afirmou: “é aberto, porque trata da educação, cultura e patrimônio, portanto, abrange todas as licenciaturas de forma gratuita. É inovador em conteúdo, na proposta e neste fator de contribuição à formação dos egressos das nossas licenciaturas, que puderam usufruir do benefício da gratuidade”, destacou.

Importante passo na carreira

Egressa do curso de Pedagogia da PUC, Stéfhanie de Souza Lima, já deixa seu nome na história institucional por fazer parte da primeira turma. Ao fazer uma avaliação do curso, ela pontuou que foram 6 meses intensos de muita dedicação aos estudos. Ela também destacou o empenho e ajuda dos tutores, discentes dos mestrados e doutorados, que deram toda assistência necessária aos estudantes do curso.

“Estudamos várias áreas do conhecimento, incluindo biologia, meio ambiente e várias outras questões muito além da pedagogia. Foi um curso bem abrangente. Para minha pratica como professora vai ajudar bastante e me elevar a outro nível”, avaliou.

Além da reitora e da direção da Escola, a mesa diretiva do evento foi composta pela pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, profa. Priscila Valverde e pela coordenadora do curso, Eliane Silva. A cerimônia também foi prestigiada por membros do corpo docente e  familiares dos formandos e formandas.

Fotos: Ana Paula Abrão