Presidente da Fapeg visita ECEC e abre jornada científica

Foram abertas na noite de hoje, 11, a quarta edição da Jornada Científica da Escola de Ciências Exatas e da Computação (JCECEC) da PUC Goiás e a primeira edição da Jornada Científica Regional, no auditório 1 da Área 2, Setor Leste Universitário. Em iniciativa inédita, a ECEC se uniu ao Instituto Federal de Goiás (IFG) para estender a programação e fortalecer a criação de uma rede para a difusão de conhecimentos envolvendo o ensino de ciências duras e de tecnologia aplicada no estado.

Foi a primeira vez, também, de palestrantes internacionais. Além de professores e pesquisadores de diversas instituições brasileiras, os eventos reúnem cientistas e profissionais do Canadá e de Portugal. A conferência de abertura foi ministrada pela professora dra. Rosa Maria de Castro Fernandes Vasconcelos, da Universidade do Minho (Portugal). “A ideia é mesmo formar uma rede. Não se faz pesquisa sozinho”, explicou a diretora da Escola, professora Mírian Gusmão.

Antes da abertura oficial, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Robson Vireira, visitou os laboratórios da ECEC, conhecendo parte do corpo de professores, pesquisadores e estudantes. A ação integra o plano estratégico da entidade, que está visitando as instituições de pesquisa goianas para ajustar estratégias de fomento para ciência e inovação no estado. “A minha primeira impressão foi realmente positiva, mas não é porque está bom que não podemos potencializar. Estamos abertos para discutir fomentos e fortalecer ainda mais a área, reter talentos”, explicou.

A retenção de talentos no estado para o desenvolvimento regional foi ressaltado várias vezes ao longo da visita, como um objetivo para o futuro. “Muitos dos nossos alunos vão para fora do estado, e alguns para fora do país. Ficamos felizes da Fapeg virar o olhar para valorização desses pesquisadores, para que eles possam fazer a diferença em Goiás ao invés de irem fazer isso fora”, avaliou a professora Mírian. Outro desafio ressaltado foi o de difusão científica, ponto que ao ser ressaltado pelo diretor da Fapeg, rendeu elogios aos eventos na Escola. “Evento científico é difusão. Nosso desafio é extrapolar os muros da universidade, atingir mais gente. Vejo muito potencial aqui”, frisou.

A programação dos eventos segue até a quinta-feira, 14, e pode ser conferida na íntegra clicando aqui. Nesta edição os eventos são organizados pela PUC Goiás e pelo IFG com o apoio da Fapeg, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e da Energia Sustentável do Brasil (ESBR).

Fotos: Weslley Cruz

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.