Prêmio IEL reconhece acadêmicos da universidade

A PUC Goiás foi a primeira colocada em duas categorias do Prêmio IEL de Estágio, entregue na noite desta terça-feira, 13, em cerimônia no Teatro Sesi, em Goiânia. Na categoria micro e pequena empresa, os alunos Samarah Gonçalves Cruz e Rafael César de Alencar, do curso de Direito, alcançaram o primeiro e o segundo lugar, respectivamente.  Já na categoria Sistema Fieg, os estudantes Daniel Scalia e Thays Pereira Alves, do curso de Engenharia de Controle e Automação, conquistaram a primeira e a terceira colocação. Ao todo, 13 projetos foram finalistas da premiação, que em 2017 chegou à sua 13ª edição. Os vencedores receberam prêmio em dinheiro, troféus e certificados. Além dos estagiários, o trabalho de empresas e de instituições de ensino foi reconhecido.

Presente à solenidade, o reitor da PUC Goiás, prof. Wolmir Amado, afirmou que a premiação é, também, uma avaliação do trabalho de estágio realizado pela universidade. “É um reconhecimento externo da nossa política para essa área e esse destaque especial é um indicador avaliativo importante. O estágio é também é uma etapa formativa para o profissional e, com certeza, chegar à final do Prêmio IEL se incorpora ao seu currículo. O mundo do trabalho olha com atenção e com expectativa esses novos talentos que estão despontando”, analisa.

Coordenadora de Apoio ao Estágio Monitoria, Egressos e Empresas Juniores da PUC Goiás, a profa. Ana Flávia Mori destaca que, nos últimos anos, a universidade tem se destacado no Prêmio IEL. “Desde 2011, estamos sempre entre os premiados. Essa premiação, hoje, é o resultado de um trabalho bem feito, desenvolvido pelo aluno, que contribui para a formação acadêmica e é revertido para a comunidade”, ressalta.

O superintendente do IEL Goiás, Humberto Oliveira, explica que a premiação parte do entendimento de que preparar estudantes de maneira complementar ao ensino é uma das ferramentas para atrair e reter bons profissionais. “É uma ação que tem amplitude social”, diz.

Projetos

Vencedor da categoria Sistema Fieg, o estudante Daniel Scalia se inscreveu na premiação com um dos projetos que realizou ao longo de um ano e meio como estagiário. “Desenvolvemos uma fonte que custa menos de R$ 90. A comercial tinha um custo de R$ 400”, explica, destacando a economia que a iniciativa trouxe para a organização.

O acadêmico Rafael César de Alencar foi o segundo colocado na categoria micro e pequena empresa, com um projeto de padronização da nomenclatura dos arquivos e das pastas no servidor. Ele explica que ao longo do estágio, que dura um ano, há um rodízio entre três escritórios de advocacia e os estagiários conhecem o trabalho dos diferentes setores das empresas.

“A cada etapa, somos estimulados a apresentar sugestões de melhorias e aplicá-las. A padronização que eu propus otimizou o trabalho em questão de organização dos documentos, com maior facilidade de localizá-los, com um trabalho efetivo exercido em menos tempo”, comenta, citando que há ainda ações para estimular o uso da padronização.

Feira

Nesta quarta-feira, 14, a universidade participa da Feira IEL de Oportunidades, que ocorre concomitante com a o fórum IEL de Carreiras, das 09h às 18h30, no Centro Cultural Sesi. Em seu estande, a PUC Goiás irá apresentar os cursos de graduação que oferta. A entrada é gratuita e o IEL disponibilizará ônibus de graça saindo da Praça Cívica e do Teatro Sesi, das 08h às 18 horas.

Veja os estagiários premiados:

Micro/pequena empresa:

Samarah Gonçalves Cruz (Direito): Equipe motivada – 1º lugar

Rafael César de Alencar (Direito): Padronização de nomenclatura dos arquivos e da organização de pastas no servidor – 2º lugar

Sistema Fieg:

Daniel Scalia (Engenharia de Controle e Automação): Automação industrial – aprendizagem dinâmica – 1º lugar

Thays Pereira Alves (Engenharia de Controle e Automação): Relatório de estágio com atuação em eficiência energética – 3º lugar

(Com informações do IEL)