Premiação encerra Congresso de Ciência e Tecnologia

A condecoração dos melhores trabalhos apresentados durante o II Congresso de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás encerrou o evento, na tarde desta sexta-feira, 21. A solenidade ocorreu no Auditório da Área 1, na Praça Universitária. Foram anunciados os vencedores nas categorias Iniciação Científica, Strictu Senso (mestrado e doutorado), Ligas Acadêmica, Olimpíada de Cálculo. Eles receberam medalhas e certificados. A lista de premiados pode ser conferida aqui.

Em três dias, o congresso discutiu o tema Ciência alimentando o Brasil e reuniu mais de 7 mil inscritos, em atividades como palestras, conferências, mesas redondas, apresentações de trabalhos e workshops.

A pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa e presidente da comissão organizadora do congresso, profa. Milca Severino, agradeceu alunos, professores e comissão avaliadora dos trabalhos pelo empenho. A gestora destacou a participação expressiva nessa segunda edição e apontou o evento como uma oportunidade de parcerias entre pesquisadores.

“Neste momento, já temos fundamentos para começarmos os preparativos para o próximo congresso. A premiação é um estímulo para que o estudante elabore um trabalho com maior profundidade , o apogeu da produção do aluno. Mesmo os que não conseguiram o prêmio se esforçaram, tiveram esse trabalho avaliado e receberam contribuições”, disse.

O reitor da PUC Goiás, prof. Wolmir Amado, colocou o Congresso de Ciências e Tecnologia entre os três mais importantes eventos da instituição, ao lado da Semana de Integração e Planejamento Acadêmico (Siap) e da Jornada da Cidadania. Ele também comemorou a participação expressiva nas atividades.

“Pude acompanhar a variedade da programação, mas principalmente o entusiasmo, a alegria a empolgação dos que participaram. Quando se tem esse termômetro da boa aceitação, do ponto de vista educativo, do ensino-aprendizado, é muito importante. Um congresso de ciência e tecnologia articula para esse supremo valor: a ciência para alimentar a vida. E é isso que nós fazemos como cumprimento da missão enquanto universidade”, frisou.

Premiados

Com um trabalho sobre proteção social ao idoso sem renda, o acadêmico de Direito Túlio Fernandes Gouveia de Lima foi o terceiro colocado na categoria Iniciação Científica.

“Como tenho a intenção de dar aula, acho que vai valer muito para o currículo, principalmente para que eu possa concorrer em processos seletivos para a pós-graduação”, considera o aluno, que está no 9º período de Direito e participa pelo segundo ano da IC.

Doutorando em Ciências da Religião, Danilo Dourado Guerra foi o primeiro colocado na categoria Strictu Senso. Seu trabalho abordou a ressignificação do messianismo popular na comunidade joanina. “A intenção é trazer a interface da concepção acerca de pessoa de Jesus e do que era o Reino de Deus naquela época para que possamos interpretar de uma forma coerente o que isso seria hoje”, explica.

(Com a colaboração de Kayrta Gonzaga, estagiária da Dicom)

Fotos: Ana Paula Abrão