Posse dos Diretores de Escola e coordenadores de cursos

Encerrando os trabalhos de 2023, na manhã desta quarta-feira, 20, a PUC Goiás deu posse a dois novos diretores de Escola e reconduziu os demais. Na mesma oportunidade, também deu posse a cinco novos coordenadores de cursos e reconduziu os demais.

Os novos diretores de Escola são os professores Divino de Jesus da Silva Rodrigues, que assumiu a Escola de Ciências Sociais e da Saúde, e a professora Rosemary Francisca Neves da Silva, que assumiu a Escola de Formação de Professores e Humanidades, ficando reconduzidas, portanto, a diretora da Escola Politécnica e de Artes, professora Mirian Sandra Rosa Gusmão, a diretora da Escola de Direito, Negócios e Comunicação, professora Ana Flávia Mori Cesário Rosa, e a diretora acadêmica adjunta do Câmpus II, professora Karlla Greick Batista Dias Penna.

Como coordenadores dos cursos de graduação tomaram posse os professores: Maíra Barberi (Ciências Biológicas – Bacharelado e Licenciatura), Iasmim Ribeiro da Costa (Biomedicina), Suzana Ferreira Alves (Farmácia), Ana Flávia Marinho de Lima Garrote (Análise e Desenvolvimento de Sistemas) e Vicente de Paula Camargo (Ciência da Computação).

Os professores Bruno de Souza Mariano (Zootecnia), André Luiz Alves (Engenharia da Computação), Karla Prado de Souza Cruvinel (Enfermagem), Elizabeth Vieira Porto Pereira (Ciências Contábeis), Cristiane Loriza Dantas (Arqueologia) e Danns Pereira Barbosa (Química) foram reconduzidos.

Ao falar sobre as posses dos diretores de Escola e dos coordenadores de curso, a professora Olga Ronchi pontuou que novos mandatos trazem consigo novos desafios a serem enfrentados: “Aqueles que hoje assumem diretorias e coordenações sabem da responsabilidade do cargo para que a missão da universidade se realize, devendo oferecer as melhores condições possíveis para que os estudantes realizem os seus projetos de vida e sua formação humana”.

A professora acrescenta que a educação e a gestão superior exigem participação, corresponsabilidade e colegialidade, o que torna necessário tomar decisões em questões pontuais e também naquelas que decidem os rumos da universidade.

Assumindo a direção da Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH), a professora Rosemary Francisca Neves da Silva pretende fazer uma direção participativa, em que o estudante seja protagonista: “Pretendo dar continuidade ao trabalho que já havia sido iniciado pelo professor Romilson, que preza pela qualidade e excelência na formação dos nossos professores, o que é o diferencial da PUC Goiás”.

Referindo sentir-se tomada de gratidão, a professora conta que ingressou na PUC Goiás no curso de mestrado em Ciências da Religião: “Fiz todo o meu trajeto formativo e profissional nesta instituição, que é parte da minha vida. É uma gratidão muito grande ter sido escolhida para dirigir essa Escola e dar continuidade à missão institucional da universidade, que é promover conhecimento a serviço da vida”, afirma.

O professor Divino de Jesus da Silva Rodrigues assumiu a Escola de Ciências Sociais e da Saúde falando também em continuidade e enaltecendo o legado deixado pelos colegas que o antecederam: “Eu recebo o convite com muita alegria porque de fato eu vou assumir a direção de uma Escola que foi implantada pelo professor Renato, consolidada pela professora Juliane. O trabalho é dar continuidade ao que já foi feito pelos colegas e a minha ideia é fortalecer o trabalho posto. Fiquei muito feliz com o convite”, refere.

O professor destaca que a acolhida pelas coordenações dos cursos fortalece o trabalho em conjunto: “A Escola de Ciências Sociais e da Saúde é de uma pujança muito forte, possui um protagonismo na educação e no ensino nas várias ciências (Psicologia, Enfermagem, Serviço Social, Fonoaudiologia, Nutrição) e isso precisa ser fortalecido”, afirma.

Pastoral da Universidade

Ainda na mesma cerimônia, o arcebispo de Goiânia, presidente da Sociedade Goiana de Cultura e Grão-Chanceler da PUC Goiás, Dom João Justino de Medeiros Silva, destacou a criação da Pastoral Geral da Universidade, instituída por uma portaria entregue ao padre Gester de Souza Cabral, cujas funções se destinam a prestar serviços à comunidade acadêmica.

Ao falar sobre a pastoral, Dom João Justino enfatizou que a ideia de sua criação vem sendo trabalhada com a direção da universidade há mais de um ano e que sua função principal, confiada ao padre Gester, que coordenará o trabalho, é promover o acompanhamento da perspectiva da evangelização de todos aqueles envolvidos na comunidade acadêmica: “O padre Gester, na verdade, tem a tarefa de acolher, cuidar e animar esse espírito da pastoral de evangelização e isso será feito com muitos colaboradores, voluntários e, inclusive, estudantes abraçaram a causa”, afirma.