Polícia Militar é credenciada como escola de pós-graduação

A Academia da Polícia Militar de Goiás é a primeira no País a ser credenciada como escola de pós-graduação. O anúncio oficial foi feito durante solenidade realizada na manhã desta quarta-feira, 9, na sede da Academia, em Goiânia, com a presença de autoridades da área militar, acadêmica e da segurança pública. De acordo com o comandante geral da PM, coronel Divino Alves de Oliveira, a corporação conta atualmente com 129 especialistas, 17 mestres e cinco doutores. Ele pontuou que desde 2000, a Polícia busca este reconhecimento com o intuito de dar um salto na qualidade e atender a demanda por especialistas na área de segurança.

Para o reitor da PUC Goiás, Wolmir Amado, que prestigiou o evento, a Academia da Polícia vivencia um momento histórico, já que o credenciamento habilita os militares para que possam atuar como docentes na educação superior dada sua possibilidade de fazer mestrado e doutorado. Ele também destacou a parceria da universidade com a PM, por meio de congressos, seminários, corpo docente, publicações, pesquisas e ações comunitárias.

“Temos laços estreitos de interajuda, partilha e esforços. E agora se aprofunda muito mais a academia militar com esse status próprio, pois é uma instituição superior que se incorpora ao colégio das outras instituições, faculdades, universidades e, juntos, claro vamos trilhar um caminho muito próximo de intercâmbio”, ressaltou o reitor.

O secretário de Segurança Pública de Goiás, Ricardo Brisolla Balestreri, declarou que a formação em pós-graduação implica em um aprofundamento dos métodos científicos na segurança pública, a partir de uma visão estratégica. “Vivemos em um mundo contemporâneo complexo e não podemos mais fazer segurança pública como se estivéssemos no passado. O crime se organizou e é preciso que a segurança também dê uma resposta à altura, com uma visão diferenciada e científica”, refletiu.

Formação
Com o credenciamento, os formandos do Curso de Formação de Praças se tornarão especialistas em Segurança Pública e os alunos da Escola de Formação de Oficiais receberão o título de MBA em Gestão de Polícia Ostensiva. “Iremos trabalhar todos os nossos cursos, na Academia da PM, em regime de especialização, pós-graduação e extensão. É uma evolução que estamos implantando em parceria com outras instituições privadas e públicas, para que possamos formar melhor o nosso policial militar e melhor atender nossa sociedade”, informou o comandante da Academia da PM, coronel Sérgio Katayama. Ele informou que alguns cursos já estão em andamento e, a partir de setembro, será iniciado o segundo ano do curso de formação de oficiais e, também, a pós-graduação.

Fotos: Weslley Cruz