Polícia Militar é credenciada como escola de pós-graduação

A Academia da Polícia Militar de Goiás é a primeira no País a ser credenciada como escola de pós-graduação. O anúncio oficial foi feito durante solenidade realizada na manhã desta quarta-feira, 9, na sede da Academia, em Goiânia, com a presença de autoridades da área militar, acadêmica e da segurança pública. De acordo com o comandante geral da PM, coronel Divino Alves de Oliveira, a corporação conta atualmente com 129 especialistas, 17 mestres e cinco doutores. Ele pontuou que desde 2000, a Polícia busca este reconhecimento com o intuito de dar um salto na qualidade e atender a demanda por especialistas na área de segurança.

Para o reitor da PUC Goiás, Wolmir Amado, que prestigiou o evento, a Academia da Polícia vivencia um momento histórico, já que o credenciamento habilita os militares para que possam atuar como docentes na educação superior dada sua possibilidade de fazer mestrado e doutorado. Ele também destacou a parceria da universidade com a PM, por meio de congressos, seminários, corpo docente, publicações, pesquisas e ações comunitárias.

“Temos laços estreitos de interajuda, partilha e esforços. E agora se aprofunda muito mais a academia militar com esse status próprio, pois é uma instituição superior que se incorpora ao colégio das outras instituições, faculdades, universidades e, juntos, claro vamos trilhar um caminho muito próximo de intercâmbio”, ressaltou o reitor.

O secretário de Segurança Pública de Goiás, Ricardo Brisolla Balestreri, declarou que a formação em pós-graduação implica em um aprofundamento dos métodos científicos na segurança pública, a partir de uma visão estratégica. “Vivemos em um mundo contemporâneo complexo e não podemos mais fazer segurança pública como se estivéssemos no passado. O crime se organizou e é preciso que a segurança também dê uma resposta à altura, com uma visão diferenciada e científica”, refletiu.

Formação
Com o credenciamento, os formandos do Curso de Formação de Praças se tornarão especialistas em Segurança Pública e os alunos da Escola de Formação de Oficiais receberão o título de MBA em Gestão de Polícia Ostensiva. “Iremos trabalhar todos os nossos cursos, na Academia da PM, em regime de especialização, pós-graduação e extensão. É uma evolução que estamos implantando em parceria com outras instituições privadas e públicas, para que possamos formar melhor o nosso policial militar e melhor atender nossa sociedade”, informou o comandante da Academia da PM, coronel Sérgio Katayama. Ele informou que alguns cursos já estão em andamento e, a partir de setembro, será iniciado o segundo ano do curso de formação de oficiais e, também, a pós-graduação.

Fotos: Weslley Cruz

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.