Polícia Civil é tema de palestra para acadêmicos do Direito

Trazer instituições que têm vinculação direta com o curso de Direito, além de ser uma porta de entrada para o futuro. Esse é o intuito do ciclo de palestras voltado aos acadêmicos da disciplina de Audiência e Visitas, que faz parte da prática jurídica. Neste semestre, nove palestras serão proferidas por representantes de organizações como Polícia Federal, Ministério Público Estadual e Federal, OAB, Tribunal Regional do Trabalho, Conselho Penitenciário, entre outras. Na manhã desta quinta-feira, 14, foi a vez do delegado da Polícia Civil, Eduardo Prado, trazer uma abordagem geral sobre as funções e sua experiência no órgão. O evento ocorreu no Teatro PUC (Câmpus V) e contou com a presença de agentes do GT-3 que fizeram uma demonstração dos equipamentos de trabalho da Polícia Civil.

“É muito importante para o advogado saber o que é um inquérito policial, qual a atuação da Polícia Civil e onde este papel desafia às atribuições de um advogado ou de um promotor de Justiça que depende deste trabalho para realizar sua atividade”, declarou o coordenador do NPJ, prof. Wellington Bessa.
Segundo o docente, a carreira policial é uma atribuição exclusiva ao bacharel em Direito. A iniciativa de aproximar os acadêmicos desses profissionais é uma forma de orientação vocacional dentro da carreira jurídica: “pretendemos trazer a esse aluno uma visão prática, de quais são as visões e atribuições dos órgãos na universidade, sem que o estudante tenha que se deslocar até o órgão”, concluiu.

Eduardo, que ingressou na Polícia Civil aos 23 anos e é egresso da universidade, trouxe uma reflexão sobre a segurança pública em Goiás e citou exemplos exitosos de sua atuação na Polícia, como a prisão dos principais traficantes do Centro-Oeste , as investigações acerca do cartel do combustível, apreensão de produtos vencidos em supermercados, entre outros casos.

Fotos: Wagmar Alves