Pobreza e desigualdade pautam programação do V Humanitas

A promoção da cultura do encontro e do diálogo são propostas descritas em diversos documentos e encíclicas do papa Francisco, entre eles, o Pacto Educativo Global, Laudato Si, Fratelli Tutti e Economia de Francisco e Clara. Em resposta aos constantes apelos do sumo pontífice, o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Humanidades (Nepe)  realiza, dentro da programação do IX Congresso de Ciência e Tecnologia da universidade, o V Humanitas.

Com mesas-redondas que iniciaram no último dia 16 e encerram nesta quinta-feira,19, o evento reúne, nos diversos espaços acadêmicos, docentes de diversos campos do saber para debater os temas propostos, entre eles, a desigualdade e a pobreza.

Esse assunto, especificamente, congregou cinco professores da sociologia, antropologia, filosofia, teologia e ciências médicas e da vida em uma mesa-redonda promovida na noite desta quarta-feira, 18, no auditório da Escola de Ciências Médicas e da Vida (Área 1).

Mediado pela coordenadora do Nepe, profa. Rosemary Francisca Neves Silva, o evento reuniu os docentes Lorenzo Lago, Sônia Maria Ribeiro, Marlene Castro Ossami de Moura, Waldir Sousa Guimarães e Vânia Cristina Rodriguez Salazar.

De acordo com a profa. Rosemary, a ideia da mesa também foi mobilizar a comunidade acadêmica para o Dia Mundial dos Pobres, celebrado pela igreja católica no dia 19 de novembro. A data foi instituída pelo papa Francisco em 2017, em sua Carta Apostólica Misericordia et Misera, para sensibilizar a população mundial para as demandas das pessoas em situação de vulnerabilidade.

“Desde agosto, estamos trabalhando com nossos alunos esta temática em sala de aula e o Humanitas vem para coroar este trabalho. Queremos apresentar ações concretas e propor soluções para amenizar a dor e o sofrimento causados pela desigualdade”, destacou a docente.

Essa preocupação também vem ao encontro da temática da Campanha da Fraternidade da CNBB, que neste ano se propôs a discutir sobre a fraternidade e a fome. A CF foi trabalhada em todas as disciplinas de 2023/1 na PUC Goiás e o intuito desta sensibilização é promover a formação humana e integral dos estudantes.

Sobre o Nepe

Instalado dentro da Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH), o Nepe acolhe docentes e pesquisadores de quatro áreas do saber: Antropologia, Sociologia, Filosofia e Teologia. Além das disciplinas ministradas, o Núcleo trabalha a identidade e a missão da PUC Goiás em todos os cursos de graduação com discussões interdisciplinares, envolvendo o corpo docente e discente de todas as escolas.

“Tudo isso está ligado com a proposta do papa Francisco, do Pacto Educativo Global, dentro do que a CNBB vem trabalhando e agora, também, dentro do Dia Mundial dos Pobres. Trabalhamos a parte teórica e a prática, já que o estudante participa das atividades extensionistas”, complementou a profa. Rosemary.

Fotos: Weslley Cruz