PNV debate drogadição no trabalho

O Programa em Nome da Vida (PNV/Cdex) da PUC Goiás realizou nesta terça-feira, 2, o IV Encontro Científico, com a discussão do tema Drogadição e saúde no trabalho: perspectivas de intervenção e de prevenção, no auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades (Área 6). O assunto foi abordado pela doutoranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia Social da UNB, profa. Kelma Jaqueline Soares (foto), que trouxe abordagens explicativas sobre o alcoolismo, assim como as mudanças no mundo do trabalho que causam impactos sobre os trabalhadores.

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), 40% dos acidentes de trabalho envolvem o uso de álcool. O consumo também afeta a qualidade e desempenho no trabalho, além de trazer consequências nos relacionamentos interpessoais. De acordo com a coordenadora do PNV, profa. Iracema Gonzaga Moura de Carvalho, o Programa desde o seu início busca discutir sobre as drogas no contexto da universidade.

“Na medida em que foi se desenvolvendo, percebemos que o foco da droga deixava de considerar o mais importante: a pessoa que estava atrás disso”, refletiu. Dentro dessa questão, o Programa criou grupos de estudo para investigar alguns temas, entre eles, o sofrimento psíquico do trabalhador que faz uso de álcool e outras drogas: “queremos socializar o tema tanto no ambiente universitário, como na sociedade de um modo geral por conta do absenteísmo, do risco à depressão e suicídio e outros problemas relacionados à saúde e bem estar”, complementou.

O evento continua no turno vespertino, no mesmo local, com a participação da coordenadora do Centro de Referência em Estudos de Dependência Química, profa. Marilúcia Pereira Lago (UFG).

Fotos: Weslley Cruz