Plantio de mudas garante reflorestamento de área da PUC

Cerca de 950 mudas de árvores nativas do Cerrado foram plantadas nesta segunda-feira, 5 de março, em uma das áreas do Câmpus II da PUC Goiás. A iniciativa do Instituto do Trópico Subúmido (ITS) reuniu mais de 30 voluntários entre  alunos e os professores dos cursos de Biologia, Zootecnia e Agronomia da universidade e foi prestigiada pelo reitor, professor Wolmir Amado, que plantou a árvore número 2000 do projeto de reflorestamento do câmpus. Este foi o total de árvores plantadas nos últimos dois anos.

De acordo com o diretor do ITS, José Rubens Pereira, o objetivo é o reflorescimento de áreas degradas e recuperação de matas ciliares. “Acreditamos que desta forma vamos trazer a fauna de volta e melhorar a qualidade de vida das comunidades vizinhas”, explica.  Para o reitor, a iniciativa merece o apoio de toda a comunidade ambiental. “É uma ação educativa que forma para a ética do cuidado, pelo zelo com o meio ambiente e o amor com a cidade”.

Além do plantio, os alunos aprenderam na prática sobre questões legais e cuidados na hora de escolher as mudas. Para o professor Roberto Malheiros, responsável pela disciplina Ecologia e Gestão Ambiental da graduação, eles aprenderam sobre a obrigatoriedade de recomposição das áreas degradas, realidade de muitas propriedades rurais. “Também puderam aprender como fazer uma revegetação dentro dos ambientes com recomposição heterogênea que garanta o retorno da fauna”.

Para a aluna Scarlett Santos, do 4º período de Biologia, colocar as mãos na terra faz parte do seu objetivo de vida. “É muito bacana poder contribuir para restaurar um bioma”, conta a acadêmica, que já participou de atividades de reflorestamento em Rio Quente, onde sua família mora. “Eu sempre passo lá e observo as árvores pensando qual foi plantada por mim”.  Nesta área da PUC, as árvores devem florescer em um período de 3 a 5 anos.

Fotos: Wagmar Alves

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.