Plano de desenvolvimento urbano é tema da Engenharia Ambiental

Atividade tradicional de início de semestre, a aula inaugural do curso de Engenharia Ambiental da PUC Goiás tem a proposta de trazer profissionais atuantes no mundo do trabalho para abordar temas específicos da área. Nesta quarta-feira, 28, em acolhida à sugestão do corpo discente, o tema discutido foi A construção do plano de desenvolvimento da região metropolitana de Goiânia, durante palestra proferida pelo superintendente Executivo de Assuntos Metropolitanos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Secima), Marcelo Safadi.

“É um documento que está, inclusive, em consulta pública e para nossos alunos é importante a discussão, porque envolve todas as questões ambientais. Assim os estudantes podem fazer um paralelo com o que estudam e a demanda que é provocada lá fora”, pontua o coordenador do curso, prof. Osmar Mendes.

O plano é o documento que estabelece as diretrizes para o desenvolvimento urbano da região metropolitana, com o intuito de melhorar a qualidade de vida da população. Durante a palestra, o superintendente refletiu sobre o papel do engenheiro ambiental nesse processo e sua atuação conjunta com outros profissionais.

“O engenheiro ambiental vai somar a informação produzida pelos biólogos, engenheiros e arquitetos e traduzir essas questões em uma leitura de mundo. Inclusive é uma área que surgiu dentro disso, porque havia uma necessidade de fazer um conteúdo integrador”, reflete o palestrante.

Ele pontuou alguns planos de ação do engenheiro, entre eles, as políticas públicas sobre as bacias hidrográficas, a definição sobre mudança da matriz econômica e as modificações do ponto de vista ambiental, entre elas, a drenagem – uma área que, segundo o superintendente, é um dos serviços ambientais mais escassos no País.

Entre os assuntos discutidos, Marcelo fez algumas observações sobre as demandas de revitalização do centro da capital goiana. “Envolve uma análise sobre sustentabilidade e capacidade de carga, passando pela engenharia civil, o trânsito, a poluição oriunda dos automóveis, além de envolver o planejador, com as decisões urbanas”, pontua.

Para a estudante Danyelle Morais, 5º período, a palestra proporcionou um conhecimento ainda não estudado nas disciplinas: “além de acrescentar muito, é importante, porque descobrimos outras coisas que, talvez, nós não veremos na sala de aula”, finaliza.

Fotos: Jota Junior