Pibid encerra ciclo e apresenta projetos para 2020

Mais um ciclo do Programa de Iniciação à Docência (Pibid) foi concluído na PUC Goiás. O evento de encerramento reuniu estudantes, professores e supervisores no auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH) na última quarta-feira, 4, com a conferência Desafios da contemporaneidade na formação de professores para a educação básica, ministrada pela profa. Lygianne Batista Vieira (UnB).

“A participação dos pibidianos [como são chamados os estudantes e professores ativos no programa] foi bastante significativa nas escolas, assim como as contribuições que proporcionaram nas escolas parceiras”, pontuou o coordenador institucional do ciclo 2018/2 – 2019, professor dr. José de Oliveira Barbalho. Foram aproximadamente 200 “pibidianos” envolvidos no ciclo passado, atuando em escolas públicas da rede municipal e estadual em Goiânia.

Para o diretor da escola, professor dr. Romilson Siqueira, o programa institucional articula três escolas da universidade numa importante etapa formativa para a escola pública. “A PUC Goiás participa desde o início do Pibid e desde o início ele tem sido referência no Centro-Oeste”, destacou. “A escola pública não é o lugar de qualquer um, ela é o lugar de todos”.

Espaço de direito, a escola pública é também um espaço de desafios para o corpo docente, historicamente pouco valorizado no Brasil. “Temos uma série de desafios do professor em relação à sociedade: sua postura, seu papel frente às mudanças, a questão da violencia, ou melhor, das violências”, destaca Lygianne. “Defendo mesmo a importância da formação dos professores para estar nesse ambiente da educação básica, na sua valorização”, frisou.

Além do rito de encerramento de ciclo, o diretor da EFPH apresentou também os projetos enviados ao Ministério da Educação (MEC) para o ciclo iniciado em 2020. Pela primeira vez, dois projetos interdisciplinares foram elencados: um para o Pibid e outro para o ainda inédito programa de Residência Pedagógica. Enquanto o Pibid deve atender estudantes do primeiro ao quarto período dos cursos de licenciatura com 142 bolsas de iniciação à docência, a Residência Pedagógica atenderá estudantes do quinto ao sétimo período, com 134 bolsas. Ambos envolvem estudantes de licenciaturas das escolas de Formação de Professores e Humanidades (EFPH), de Ciências Exatas e Computação (ECEC) e de Ciências Agrárias e Biológicas (ECAB). Os projetos aguardam aprovação para o início no segundo semestre.