PGS promove vivência com educandos da Unati

Texto: Denise Alves, estagiária de jornalismo da Dicom/PUC Goiás

O Programa de Gerontologia Social (PGS) da PUC Goiás, realizou na tarde desta quinta-feira, 29, uma palestra que discutiu a Dança Circular Sagrada sob a ótica do idoso com os educandos da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati). Com música, dança e muita animação, a programação reuniu os idosos em um momento de integração que encerrou as atividades do dia no Hall dos auditórios da Área 2, no Setor Leste Universitário.

“Faz dois anos que participo do PGS e o que vejo é que há uma maior integração social, um desenvolvimento tanto motor, quanto emocional com o outro e consigo mesmo”, comentou a focalizadora de dança circular sagrada, profa. Danielli Montenegro. Para ela, a participação auxilia no desenvolvimento pessoal, emocional e cognitivo dos idosos. “Muitas das pessoas que participaram da roda nunca tinham dançado, e apesar de ser uma vivência recreativa, para eles é estar com o outro e movimentar o corpo, melhorando a mobilidade e a levando para o dia a dia. Eles têm a oportunidade de mudar de vida, de caminhar e ter direção, considerando que a tendência do idoso é se isolar”, destacou.

A programação integra o 1° Seminário de Gerontologia Educacional organizado pelo PGS e segue até amanhã, 30, com apresentações orais, videoconferências e mesas-redondas. Às 15 horas uma missa de ação de graça com dom Moacir Silva Arantes será realizada a Paróquia São João Evangelista, Praça Universitária. O evento termina às 16 horas, com o lançamento de livros no Auditório 3 da Área 2.

A programação é aberta para educandos da Unati, acadêmicos da universidade e para a comunidade em geral e tem o objetivo de divulgar as disciplinas da Unati e seminários sobre a gerontologia no âmbito educacional. A participação no evento vale certificado de 4 horas por período, podendo ser realizada pelo site da universidade, clicando aqui. Mais informações pelo telefone: (62) 3946-1339.

Fotos: Weslley Cruz