Pesquisadores apresentam trabalhos em seminário do PPSUS

A PUC Goiás sediou nesta terça-feira, 27, o Seminário de Acompanhamento e Avaliação do Programa Pesquisa para o Sistema Único de Saúde (PPSUS), realizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg). No evento, foram apresentadas 29 pesquisas com resultados parciais de suas pesquisas desenvolvidas no âmbito do PPSUS. Entre os trabalhos, duas pesquisas coordenadas por docentes da PUC Goiás.

 

O evento foi aberto pela presidente da Fapeg, Maria Zaira Turchi, com a participação da coordenadora nacional do PPSUS, Érika Ell, e da pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, profa. Milca Severino. Esta é a terceira edição do programa, que existe há doze anos no Brasil, como participação de Goiás. Segundo Zaira, o objetivo principal é estimular o desenvolvimento de pesquisas que tenham aplicabilidade no Sistema Único de Saúde. “Temos reunidos no evento pesquisadores altamente capacitados e reconhecidos no trabalho deles e que se dispõe em fazer pesquisa para melhorar o nosso sistema de saúde. O interesse maior é na melhoria da ponta”.

 

As pesquisas serão apresentadas para os gestores de saúde e podem ser aplicadas em quatro grandes áreas: Atenção à Saúde, Vigilância em Saúde, Tecnologias em Saúde e Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde. “Os gestores da saúde é que terão que incorporar essas mudanças. Isso exige um diálogo aprimorado, uma comunicação científica eficiente, que consiga traduzir a profundidade da pesquisa em instrumentos que possam atingir os técnicos e os gestores. No final, queremos o benefício para a população”. No final dos trabalhos, em 2017, os melhores trabalhos são apresentados em Brasília.

 

Presente na abertura, a coordenadora do PPSUS, Érika Ell afirmou que as pesquisas são importantes para os profissionais de saúde para que possam atuar com base nas evidências científicas. “O PPSUS é um programa de fomento à pesquisa e o objetivo principal é que as pesquisas gerem resultados que possam dar suporte à melhoria da qualidade de atenção à saúde da população”, afirmou ela.

 

O seminário é uma exigência da chamada pública 12/2013, que tem por objetivo apoiar atividades de pesquisa científica, tecnológica ou de inovação em áreas prioritárias para o fortalecimento do SUS em Goiás. O edital é uma parceria entre Fapeg, Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), governo federal e governo de Goiás.