Pesquisa mostra avanço da internacionalização da PUC

A estudante Isabela Aragão Maia conclui neste semestre a graduação em Administração da PUC Goiás e apresentou nesta terça-feira, 12, o resultado do seu trabalho de conclusão de curso sobre internacionalização. Egressa de um intercâmbio em Coimbra, Portugal, ela decidiu ampliar o conhecimento sobre a área e estudar mais sobre o tema.
A pesquisa A internacionalização do ensino superior – um estudo de caso na PUC Goiás foi apresentada hoje, no auditório da Área 1, para a banca do curso com a participação do assessor de Relações Internacional da PUC, professor Paulo Gonzaga, com a orientação da professora Tereza Cristina Pinheiro de Lima Oliveira.
“Depois de ter feito toda a fundamentação teórica, pesquisando desde a história da internacionalização, conceito e importante, elaborei dois tipos de questionários, um aplicado aos alunos da PUC que fizeram intercâmbio nos últimos 5 anos e aos últimos 10 alunos estrangeiros. Dos 385 alunos, 107 responderam
Para Isabela, que quer continuar trabalhando com esta área a partir do próximo semestre, a conclusão principal da pesquisa é que esse processo de internacionalização é benéfico a todos os envolvidos. “Possibilita maior cooperação entre os países; seja para as IES, visto que consegue maior notoriedade em proporções mundiais e a possibilidade do Benchmark; e principalmente para os alunos que conseguem desenvolver habilidades além de conhecimentos técnicos, principalmente através desse intercâmbio cultural, como a capacidade de adaptação e inteligência emocional”, explica a estudante.
O professor Paulo Gonzaga, que foi entrevistado pela pesquisadora, ficou feliz com o resultado do trabalho. “Ficou muito bom. Ela levantou dados, entrevistou e conseguiu perceber como o trabalho nesta área evoluiu na PUC”, conta ele. Isabela também apontou dificuldades e sugestões para o programa.

Fotos: Wagmar Alves