Pesquisa investiga técnica de combate ao estresse em profissionais de saúde

O estresse é uma realidade na rotina profissional de muitas pessoas. Se vivenciado diariamente, por um longo período de tempo, pode trazer prejuízos para o profissional e todos ao redor. Em profissões como as ligadas à saúde, o dano pode ter consequências ainda maiores, já que isso afeta diretamente diversas pessoas. O tema foi trabalhado na tese Manejo do estresse: um estudo da movimentação consciente do corpo, defendida nesta sexta-feira, 24, pela doutoranda Valéria Moreaes Katopodis, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUC Goiás.

Para o estudo, Valéria acompanhou uma turma de residência multidisciplinar do Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal de Goiás (UFG), identificando, entre os 80 profissionais, quais apresentavam níveis avançados de estresse. No grupo, 41 pessoas escolheram participar. Desses, onze foram selecionados para a intervenção com psicoterapia reichiana. “A carga de trabalho é muito alta, cerca de 60 horas semanais, então vimos que estávamos lidando mesmo com um alto índice de estresse. Percebemos, como resultado, um efeito muito positivo, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento da segurança, da vitalidade”, explica a pesquisadora. Entre os pontos de melhoria, segundo a doutoranda, o trabalho utilizando mais estratégias positivas de enfrentamento que métodos de defesa.

Além de ser utilizada com profissionais de saúde em residências médicas e multiprofissionais, a psicoterapia reichiana pode ser adaptada a diferentes contextos. “Poderíamos utilizar aqui, dentro da universidade, para professores e alunos”, exemplifica.

A técnica, desenvolvida na década de 1940 pelo psiquiatra e psicanalista Wilhelm Reich, faz uso de diversas técnicas, como respiração, massagens, estimulações, movimentos corporais, entre outras.

Criado em 1999, o Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUC Goiás possui três linhas de pesquisa: Análise e Evolução do Comportamento, Psicologia Social, do Trabalho e das organizações, Psicopatologia Clínica e Psicologia da Saúde. Além de mestrado e doutorado, traz como opção também o estágio pós-doutoral.

Fotos: Weslley Cruz