PDH e PEC discutem cronograma do Candeia Acesa

Iniciativa que nasceu de uma demanda dos jovens da região noroeste de Goiânia, o projeto Candeia Acesa, fruto de uma parceria entre o Programa de Direitos Humanos (PDH) e o Programa de Educação Comunitária (PEC) da PUC Goiás, reuniu seus representantes na tarde desta terça-feira, 12, na Sociedade Goiana de Cultura (SGC). Na pauta, o cronograma de atividades e temas que serão trabalhados com a comunidade no segundo semestre.

A mentora do projeto, profa. Vera Lúcia Santos, explica que o trabalho tem cunho educativo e funciona por meio de aulas de Português, Matemática e Conhecimentos Gerais que são ministradas nas tardes de sábado por professores voluntários da PUC Goiás e comunidade em geral na região noroeste. “Nosso público é composto por jovens de 14 anos até adultos acima de 50 que foram convidados nas comunidades da igreja católica e de outras comunidades”, pontuou. O curso prepara os alunos para o Enem, concursos em geral, além de ter a proposta de ser uma formação para a vida.

O membro da equipe de professores do PEC, Adilson Alves da Silva, também destaca a formação continuada dos professores que ministram as aulas no curso preparatório e os temas transversais que serão trabalhados com os estudantes para que tenham melhores conhecimentos na elaboração de redações. “A agenda das aulas está sendo planejada e a escolha da região não foi aleatória, já que atinge um público em situação de vulnerabilidade social. Acreditamos que a educação pode fazer a diferença na vida dessas pessoas”, declarou.

Coordenadora do PDH, a profa. Denize Daubt, destacou a relevância da ação que vai ao encontro da temática da Campanha da Fraternidade deste ano que aborda o tema Fraternidade e Superação da Violência : “ é a extensão indo até a comunidade, por meio dos professores que estão lá – que é uma forma de contribuir para a formação continuada – além de receber a visita desses alunos na universidade para fazer cursos conosco”, complementou. os programas mencionados estão vinculados à Pró-Reitoria de Extensão e Apoio Estudantil (Proex) da instituição.

Fotos: Jota Junior