Passagem da Lâmpada: segunda edição do evento é marcada por emoção

A segunda edição da solenidade para passagem da lâmpada, evento do curso de Enfermagem carregado de história e simbolismo, ocorreu na noite da última terça-feira, 19, no Auditório da Área 4.

A mesa da cerimônia foi composta pela professora Priscila Valverde de Oliveira Vitorino (pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa); professora Luciana Alves Antônio Machado, assessora da pró-reitora de Graduação (Prograd); professora Juliany Gonçalves Guimarães Silva, diretora da Escola de Ciências Sociais e da Saúde; professora Karla Prado de Souza Cruvinel, coordenadora do curso de Enfermagem e pela estudante Izabela Luiza Marçal Berigo, presidente do Centro Acadêmico de Enfermagem.

Familiares, amigos, docentes e estudantes lotaram o auditório e prestigiaram o evento que teve apresentações artísticas, fez uma pequena dramatização e contou a história de Florence Nightingale, fundadora da enfermagem moderna. Ela ganhou destaque ao servir como chefe treinadora de enfermeiras durante a Guerra da Crimeia, organizando o atendimento aos soldados feridos. Em seus atendimentos, ela utilizava uma lâmpada.

Além disso, nos idos de 1854, exerceu protagonismo feminino ao exercer suas funções de forma tão acolhedora, digna e humana, o que colaborou muito para a quebra do preconceito que existia em torno da participação das mulheres no Exército.

‘A luz de Florence’

O rito simbólico da passagem da lâmpada traz à tona a história de Florence e faz alusão à passagem da luz, lançar luz sobre o futuro, visto que, na cerimônia, são os egressos mais recentes do curso de Enfermagem que entregam a lâmpada para os acadêmicos concluintes. Nesta 2ª edição, 26 egressos fizeram a passagem da lâmpada para 60 formandos.

Muito emocionada e feliz, a professora Karla Prado falou sobre a importância da cerimônia: “Ver os nossos estudantes que acabaram de se formar transferindo essa lâmpada, essa luz, para os alunos que estão concluindo seu curso de Enfermagem no fim desse semestre, para nós, simboliza um momento de festa para o colegiado de professores, para os egressos, discentes. O curso de Enfermagem está em festa total”, comemora.

Por sua vez, a professora Priscila Valverde, pró-reitora de Pesquisa e Graduação, além de falar sobre a relevância do evento, destacou o embasamento científico utilizado por Florence e seu legado: “Aqui, a lâmpada representa o conhecimento científico, o conhecimento embasado em princípios que a Florence passou e que ao longo dos anos os enfermeiros, os professores da PUC Goiás tem passado também aos estudantes”, pontuou.

Prestes a concluir o curso, Isabella Sousa Lopes, refere que o momento é de extrema felicidade, especialmente na reta final, que inclui o internato e o TCC.

Já para Júlia Fiorini, egressa do curso que participou da primeira cerimônia de passagem de lâmpada como concluinte, ‘passar a luz’ para os formandos, além de gratificante, é muito emocionante.

Fotos: Ana Paula Abrão