Paróquia Universitária abre ciclo de reflexão

A Paróquia Universitária São João Evangelista (Parusje), da Arquidiocese de Goiânia, abriu na noite desta sexta-feira, 1º, o projeto Tertúlia – diálogo entre amigos. Com o tema Ser humano, corpo e sexualidade, o ciclo de reflexões está em sua segunda edição e busca debater com a comunidade assuntos relevantes n atualidade. O evento reuniu universitários, egressos e comunidade no Auditório 3 da Área 2 da PUC Goiás, na Praça Universitária.

O projeto tem quatro encontros, sempre às sextas-feiras deste mês de dezembro. Na reunião de abertura, o diálogo foi sobre a constituição do ser humano a partir do olhar antropológico. Para o dia 8, está prevista a discussão sobre corpo e sexualidade. Já no dia 15, será realiza uma reflexão da visão dos pesquisadores sobre o tema. O encerramento será no dia 22, com uma mesa redonda.

O administrador da Paróquia Universitária e docente da PUC Goiás, padre Luiz Henrique Brandão de Figueiredo, explica que a discussão inicial do ciclo de debates busca introduzir um referencial para a definição do ser humano para se dialogar sobre sua constituição. “Nós precisamos saber quem é o homem, para depois discutirmos sua construção, sua constituição”, completa.

O religioso ressaltou ainda a atualidade da temática discutida nesta segunda edição da Tertúlia e o caráter dialógico do evento. “Há um debate em todos os âmbitos da sociedade e, para a juventude, esses são temas importantes: o significado da realidade e o modo como vivê-la” explicou.

Ser humano

Antes do primeiro diálogo, uma apresentação com música e leitura bíblica com o Coral da Pasurje e a Orquestra Sinfônica acolheu os participantes.

No primeiro encontro, a temática da constituição do ser humano foi abordada pelo prof. Rafael Carneiro Rocha, mestre em filosofia e docente do Instituto de Filosofia e Teologia Santa Cruz. Para ele, é preciso buscar as respostas na construção do ser humano para que se possa refletir sobre os fenômenos que o cerca. “Busco as pistas do ‘ser’ homem, por escolho uma abordagem filosófica da constituição do homem onde a discussão é essencial”, afirma.

(Texto: Gabriel Araújo, estagiário da Dicom, com colaboração e supervisão de Diene Batista)

Fotos: Wagmar Alves

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.