Paróquia recebe oficina de horta sustentável

Dando continuidade a atividades formativas relacionadas à Campanha da Fraternidade 2017, o Programa Socioambiental e de Economia Solidária (Prosa) em conjunto com o Instituto do Trópico Subúmido (ITS) da universidade ministraram na segunda-feira, 12, a oficina de horta sustentável na Paroquia Nossa Senhora do Rosário, no Bairro Goiá, em Goiânia.

Com a atividade, cerca de 25 pessoas da comunidade tiveram a oportunidade de conhecer técnicas de plantio sustentável e discutir papeis e iniciativas para a preservação do meio ambiente. “Essas pessoas são formadoras de opinião. São pessoas que mobilizam grupos. É algo muito importante. As hortas comunitárias e individuais são práticas de fundamental importância”, explica o professor Roberto Malheiros, que ministrou a oficina.

Para o professor, além de ser um momento de harmonização do ser humano com o meio ambiente, a criação e o manejo de hortas contribui para o equilibrio em ambientes urbanos. “O que temos presenciado é uma série de catástrofes, principalmente por conta da falta de impermeabilização do solo, problemas ambientais. Além de ter essa finalidade produtiva, ela tem uma importância muito grande”.

Coordenadora do Prosa, a professora Helaine Resplandes comemorou a resposta positiva da comunidade. “A comunidade ficou muito satisfeita, recebemos relatos muito positivos”, lembrou. Sobre a importância da atividade, a coordenadora cita, como exemplo, a retirada de vícios comuns. “Muita gente acha que consegue fazer o plantio naturalmente, que já recebeu aquela informação desde sempre. Com a linguagem profissional eles vão descobrindo que existem falhas. Não é que alguém ‘não teve a mão boa’. Às vezes pode ser só a falta de técnica no plantio”.

Agora, além de retornar à paróquia no segundo semestre para a implementação de uma horta comunitária, novas oficinas devem ser realizadas até o final do ano. Paróquias e comunidades católicas interessadas podem entrar em contato pelo telefone (62) 3946-1064 ou pelo e-mail [email protected]. As atividades formativas são gratuitas.