PAP inicia formação de professores multiplicadores na rede pública

Por meio dos programas e projetos de extensão universitária, a PUC Goiás desenvolve diversas ações com a comunidade. Mesmo durante a pandemia do novo coronavírus que nos trouxe medidas de isolamento, essas ações seguem ativas por meio de plataformas on-line. Neste mês de setembro, o Projeto Aprender a Pensar (PAP) retoma a ação PAP nas escolas.

Ligado ao Programa de Referência em Inclusão Social (Pris) da universidade, o PAP atua em diferentes frentes ligadas à pedagogia, psicologia e inclusão. A partir desta quinta-feira, 24, o projeto PAP nas escolas será iniciado na Escola Municipal Coronel Getulino Artiaga, na região Leste, com professores da instituição.

“O objetivo é fazer uma formação de multiplicadores para que eles possam, no próximo semestre, trabalhar com as crianças a partir das competências socioemocionais”, explica a coordenadora do projeto, professora Andréa Magalhães.

A ação ocorrerá durante todo o semestre, às quintas-feiras, em encontros virtuais nos turnos matutino e vespertino. Pelo menos 15 professores multiplicadores serão beneficiados com o projeto, que deve trazer melhorias para o projeto pedagógico da escola.

Esta não é a primeira ação do PAP em escolas da rede pública de ensino. Originalmente formado na década de 1990 para atender crianças e jovens com altas habilidades, o PAP se desenvolveu para a inclusão no ensino a partir de competências socioemocionais. Além de atender crianças e adolescentes dentro da universidade, o PAP projeta ações com professores, gestores e cuidadores, durante todo o ano.