Palestras de egressas da PUC marcam a Semana do Economista

Em comemoração ao Dia do Economista, celebrado 13 de agosto, o curso de Economia da PUC Goiás promoveu, na noite desta segunda-feira, 15, com egressas do curso de Ciências Econômicas da PUC Goiás. O evento, realizado pela coordenação do curso, ocorreu no Câmpus V, Jardim Goiás.

Veja fotos do evento
A primeira palestra foi proferida pela economista Alessandra Campos, que atua no terceiro setor como consultora do Sebrae há 17 anos. Profunda conhecedora de planejamento financeiro, ela falou sobre “O papel do economista e a prática profissional”. Entre suas considerações, Alessandra destacou a necessidade de que os acadêmicos pautem seus estudos e sua atuação profissional na economia consciente, sobretudo em tempos de consumismo desenfreado.
A segunda palestra foi ministrada pela economista Ivone Maria da Silva, cuja atuação profissional se dá na parte prática. A economista começou sua explanação falando sobre a regulamentação por lei da profissão, cuja atuação dos profissionais é privativa aos bacharéis no curso.
Ivone falou sobre todas as possíveis áreas de atuação que um economista pode seguir: na área da educação, na condição de professor ou instrutor nas universidades; no poder público, especialmente para atuar com políticas públicas; no setor privado, onde o economista é contratado para contribuir com a gestão de pequenas e grandes empresas, auxiliando nas decisões específicas, ou, ainda, na condição de profissional autônomo, como empreendedor, prestando consultorias a empresas.
Ivone citou também as áreas que considera de maior destaque neste ano, pela ordem: finanças, negócios, perícia econômica, operações financeiras, controle orçamentário etc.
A economista ainda disse aos presentes que celebra os ganhos trazidos pela profissão atualmente, mas que o caminho não foi fácil. Ela explicou que foi necessário muita humildade e dedicação para alcançar o sucesso profissional.
Além dos alunos do curso, também estiveram presentes na palestra os professores Eduardo Rodrigues e Jeferson de Castro, bem como Valdivino José de Oliveira (conselheiro do Conselho Regional de Economia da 18ª Região).