Palestra resgata história da extensão na universidade

A concepção de extensão na PUC Goiás nasceu do esforço das lideranças que compreendiam o papel da universidade na capital goiana e no Centro-Oeste brasileiro. Ao mesmo tempo que esse movimento fazia parte da identidade católica, filantrópica e comunitária da instituição, ela também se preocupava com seu projeto pedagógico, com o fazer científico e com os pilares fundamentais que legitimam uma universidade. De olho nesse contexto, a universidade recebeu na manhã desta quinta-feira, 17, a professora Eliana Stein, docente e gestora do Departamento de Educação da então UCG, para fazer um resgate da extensão na PUC Goiás.

A professora Eliana Stein ingressou na então UCG em 1979 para trabalhar com a prática de ensino das licenciaturas, atuando na Psicologia e na Educação. A própria natureza da prática pedagógica fez com que a docente se juntasse à turma da extensão de alguma forma, principalmente, devido a sua experiência no magistério.
“A instituição se coloca a serviço a comunidade, vai até ela, interage e ainda traz para a própria universidade contribuições que ajudam a melhorar e atualizar os currículos dos cursos da universidade à luz das pesquisas que são feitas no campo onde os departamentos atuam”, relatou.

Essa palestra abriu a III Mostra da Extensão, que compõe a programação do V Congresso de Ciência e Tecnologia, que continua até amanhã, 18, em todas as escolas da universidade. A Mostra reúne 39 trabalhos científicos que dão visibilidade às experiências dos estudantes da PUC como voluntários e monitores dentro dos programas de extensão da universidade e, também, traz uma novidade neste ano: o evento também recebeu inscrições de estudantes vinculados às escolas, ou seja, pesquisas produzidas dentro da graduação que trazem um novo olhar sobre a extensão. Todas as apresentações ocorreram no turno matutino, na Área 2 (Praça Universitária).

Fotos: Wagmar Alves