Palestra debate preservação do folclore goiano

A PUC Goiás, através dos programas de Educação e Cidadania e de Direitos Humanos (PEC/PDH), promove palestra, nesta quarta-feira 22, às 14 horas, como parte do encerramento das atividades do programa neste semestre. O evento ocorrerá na Escola de Formação de Professores e Humanidades.

A palestra será ministrada pela professora Izabel Cristina Alves Signoreli, mestre em História pela PUC Goiás e presidente da Comissão Goiana de Folclore. O tema será O Folclore Goiano e a importância da preservação dos saberes. A organizadora do evento, professora Patrícia Marcelina Loures, fala que a temática vem de encontro aos temas trabalhados nas aulas da turma de alfabetização deste semestre.

Patrícia é coordenadora do PEC e também professora responsável pela turma de alfabetização. Ela diz que os programas PEC/PDH, desenvolvem ações interdisciplinares junto à comunidade acadêmica da PUC Goiás e comunidade externa. Uma das ações é o Projeto de Alfabetização de Adultos, que atende pessoas a partir de 18 anos que não tiveram a oportunidade de estudar na escola regular. Segundo ela, “trata-se de uma proposta de educação formal ligada aos princípios freirianos”.

O público participante, basicamente, é composto pelos alunos matriculados no Projeto de Alfabetização e voluntários que atuam nos dois programas mencionados acima, mas também é aberto a comunidade geral. Vale ressaltar que o evento terá duração de 3 horas e haverá emissão de certificado para horas complementares.

Histórico

A Comissão Goiana de Folclore (CGF) foi criada em Goiânia, no dia 21 de dezembro de 1948, com a finalidade de identificar, preservar e incentivar as manifestações folclóricas do Estado, valorizando assim, a memória e origem dos goianos. Com esse perfil, trará de volta valores que aos poucos desaparecem de nossas ruas, cidades, povoados e fazendas.

Texto: Lucas São José de Faria, estagiário de Jornalismo