Palestra apresenta Campanha da Fraternidade

Desdobramento da Encíclica Laudato Si’ – a primeira do Papa Francisco – a Campanha da Fraternidade 2017 foi pauta de palestra ministrada pelo reitor da PUC Goiás, prof. Wolmir Amado, e por sua filha, a profa. Sarah Amado, na noite desta segunda-feira (20). Aos fiéis da Capela São Vicente de Paulo, em Goiânia, eles falaram sobre o tema Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida. Neste ano, a Campanha tem o lema Cultivar e guardar a criação (Gn 2,15).

O reitor abriu sua fala lembrando os assuntos abordados pela Campanha, em anos anteriores. Ele explicou que a iniciativa é única no mundo e que em outros países a Igreja Católica desenvolve outras ações comunitárias. Na Alemanha, por exemplo, há uma coleta destinada para países pobres. “Esse formato da Campanha é só do Brasil”, valorizou.

Em seguida, ele se lembrou de sua mudança do Sul para Goiás, quando a paisagem de típica daquela região deu lugar à desta. “É outro tipo de paisagem, de característica, de bioma”, afirmou, ressaltou que “ao tratar dos biomas brasileiros a igreja quer falar do cuidado com a vida, em todas as suas dimensões”.

Durante a palestra, o reitor defendeu que essa atenção especial a natureza e à criação de Deus dependente “de penitência e de mudança de vida”. Além disso, neste tempo de Quaresma, demanda “conversão e compromisso.”

Wolmir lembrou ainda que as ações da Campanha da Fraternidade, embora sejam anuais, deixam frutos que perduram durante anos. “O tema é debatido durante um ano. Mas os projetos que nascem dali se estendem ao longo do tempo”, ressaltou.

Graduada em Biologia pela PUC Goiás e mestre em Ciências Ambientais e Saúde pela instituição, Sarah Amado apresentou as características, as potencialidades e os desafios para a conservação dos seis biomas brasileiros: Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga e Pampa.

Ela alertou para os perigos que rondam o Cerrado brasileiro, como a monocultura, que acarreta no desmatamento, na compactação do solo e é uma ameaça à biodiversidade.

Wolmir e Sarah já estiveram nas paróquias São Paulo Apóstolo e Santa Edwiges.

Participação
A PUC Goiás participa da Campanha da Fraternidade com atividades junto às congregações, oferecendo serviços para as paróquias, apoiando as atividades que serão desenvolvidas. Todos os anos, a universidade, por meio de sua Comissão de Articulação, realiza ações para a comunidade interna, envolvendo alunos, professores e funcionários nos temas da Campanha.

Para este ano, além dos mais de 25 mil alunos e 2,5 mil funcionários, a universidade alcançará a comunidade católica, por meio das paróquias.

A Campanha da Fraternidade ocorre em âmbito nacional desde o ano de 1964 e é lançada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), sempre na Quarta-Feira de Cinzas, dia que marca o início da Quaresma: tempo de conversão, jejum e penitência na vida da Igreja.

Fotos: Ana Paula Abrão

Fotos: Geovanna Lemes