Palestra abre olimpíada de empreendedorismo

As habilidades para o desenvolvimento do próprio negócio foram tema de palestra que abriu a terceira edição das Olimpíadas de Empreendedorismo Universitário na PUC Goiás, na noite desta quinta-feira, 06. O evento ocorreu no Auditório da Área 1 da universidade, com a presença de professores e acadêmicos.

Coube ao empreendedor João Cristofolini explicar como uma ideia pode se transformar em uma empresa. “O objetivo é inspirar os alunos a considerarem a opção de empreender”, disse ele, que também é escritor e palestrante.

dsc_6583

Cristofolini abordou as sete habilidades que são fundamentais para o desenvolvimento do empreendedorismo. Entre elas, aprender sobre o assunto, a vender, a liderar e a desenvolver conhecimentos sobre educação financeira.

“Empreender no Brasil não é nem um pouco fácil. Mas há muitos mitos que essas habilidades ajudam a derrubar, como que é preciso ter dinheiro para aprender ou terminar a faculdade”, esclareceu.

A competição

No ano passado, a PUC Goiás foi a segunda instituição do ensino superior do Estado em número de inscrições no desafio. De acordo com o coordenador da Incubadora de Empresas da universidade, prof. Cárbio  Waqued, a meta é chegar ao primeiro lugar.

Além disso, a equipe da instituição quer obter uma boa colocação na seletiva regional para, assim, disputar a competição nacionalmente. Em 2015, a PUC ficou em quatro lugar, entre todas as equipes do Brasil.

“Empreender é o futuro dos negócios no mundo competitivo, faz parte da sobrevivência de qualquer profissional”, ressalta.

Inscrição

As inscrições podem ser realizadas até o dia 23 de outubro, pelo site www.oeu2016.com.br, de forma individual ou em grupos de até cinco pessoas. É preciso cadastrar, no endereço eletrônico, um vídeo sobre a ideia do negócio. Depois, os selecionados passam por mentorias para transformá-la em planos de negócios, que será apresentado a empresários. “É necessário que o projeto seja viável e inovador”, esclarece o coordenador.

Fotos: Ana Paula Abrão