Olimpíada de Empreendedorismo Universitário está com inscrições abertas

A 10° edição da Olimpíada de Empreendedorismo Universitário (OEU) abriu inscrições na última quarta-feira, 2, para equipes de estudantes que procuram levar a inovação social através de empreendimentos disruptivos. Grupos de três a cinco estudantes de graduação ou pós de todo o país ou do exterior podem efetuar a matrícula até o dia 1° de setembro neste link.

O evento distribuirá R$ 32 mil em prêmios nesta edição, realizada pelo Centro de Empreendedorismo e Incubação da Universidade Federal de Goiás (CEI-UFG). Os futuros empreendedores deverão concorrer em duas categorias que visam avaliar projetos mercadológicos e ambientais.

‌A categoria Negócio Inovador avaliará propostas de empreendimentos com produtos e serviços de potencial lucratividade. Já na categoria Negócio de Impacto Socioambiental (NIS), o foco são ideias que transformam positivamente a sociedade ou o meio ambiente, desenvolvendo um equilíbrio entre sustentabilidade e receita.

‌Cada grupo poderá indicar até dois orientadores, com a condição de que seja professor universitário ou profissional de mercado que tenha graduação.

Competitividade

‌As equipes habilitadas entrarão em uma jornada de atividades que durará cerca de três meses, com o intuito de alimentar o espírito competitivo entre elas.

‌A dinâmica abrangerá as etapas de bootcamp virtual, envio da proposta de modelo de negócio para a primeira avaliação, banca de avaliação classificatória das propostas, mentorias, aprimoramento da ideia, envio do modelo de negócio e dois vídeos com pitch de apresentação, além da banca final e premiação, prevista para 9 de dezembro.

‌Todo processo visa homologar a realidade de idealizadores que precisam de muito pulso firme e jogo de cintura para lidar com a concorrência do mercado, incorporando capacidade de inferir tendências expostas por um contexto e resoluções criativas para grupos sociais que procuram aptidão nos produtos e serviços.

Premiação

‌Para chegar aos vencedores, os membros da banca avaliarão diferentes critérios. São eles: grau de inovação, modelo de negócio, potencial de mercado, maturidade do MVP (produto mínimo viável) e qualidade da apresentação do pitch. Os três primeiros colocados de cada categoria receberão, respectivamente, R$ 7 mil, R$ 5 mil e R$ 3 mil.

‌Todas as ideias premiadas terão direito à vaga, sem custos, no próximo ciclo de pré-incubação do CEI-UFG, desde que se enquadrem nos critérios de seleção do Programa de Incubação de Empresas.

Prêmio Diversidade e Inclusão Social

‌Uma das novidades desta edição é o Prêmio Diversidade e Inclusão Social (DIS), no valor de R$ 2 mil, que busca reconhecer equipes que contemplem a diversidade em termos de gênero, raça, etnia, orientação sexual, idade, origens e segmentos da sociedade historicamente discriminados.

‌Será premiada a equipe que se destacar no quesito, independentemente de ter sido ou não vencedor em uma das categorias previstas.

Ferramenta de transformação

‌Além de contribuir para um ambiente de negócios mais inclusivo e plural, a OEU pretende, entre outros objetivos, descobrir jovens com talento e aptidão para o empreendedorismo, promover o trabalho colaborativo como uma ferramenta de transformação e apoiar a busca de soluções práticas para diferentes atividades que colaboram para um serviço social amplo e de qualidade.

(Texto: Juliano Cavalcante, estagiário da Dicom)