Oficinas da Siap mesclam teoria e prática

As Metodologias Ativas de Aprendizagem que norteiam as discussões da 43ª Semana de Integração Acadêmica e Planejamento (Siap) foram tema de oficina ministrada na manhã desta terça-feira, 31, na Escola de Ciências Exatas e da Computação (Área 2), marcando o segundo dia do evento, com condução da docente Nayra Karinne Bernardes de Menezes, da Escola de Gestão e Negócios.

Primeiramente, a professora fez uma explanação teórica sobre uma das ferramentas utilizadas na metodologia, o Team Based Learning (TBL), que consiste na aprendizagem baseada em equipes. Em síntese, ela envolve estudo de material previamente encaminhado pelo professor, além de avaliação individual e em grupo com feedback imediato para os estudantes. Para perceber como o método funciona em sala de aula, os professores se organizaram em grupos para colocar a dinâmica em prática.

A atividade foi acompanhada pela diretora da Escola de Ciências Exatas e da Computação, profa. Mirian Gusmão, que ressaltou a relevância da troca de experiências entre o corpo docente: “muitas vezes, o professor não aplica por desconhecer o método, então estamos realizando essas oficinas como um incentivo para que ele possa saber o que pode ser usado em sala”, enfatiza.

A Escola oferece, durante a Siap, 12 oficinas voltada aos professores que abordam temas como recursos tecnológicos, lógica e matemática. “A Siap foi feita com muito zelo e apreço para que os professores tenham este momento de capacitação e troca de experiências. É um olhar cuidadoso de renovar a cada semestre e estamos aqui para fazer a diferença”, complementa.

A Siap continua até o dia 3 de agosto com atividades em todas as escolas da instituição. Confira aqui a programação completa.

Fotos: Wagmar Alves