Oficina mostra como IA pode renovar a prática docente

As inteligências artificiais podem auxiliar na elaboração de planos de aula, na adaptação de um novo conteúdo, na elaboração de slides e até mesmo na apuração de dados no fazer científico. Se usadas com ética e responsabilidade, podem qualificar a atuação docente e, consequentemente, o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes.

A partir de estudos sobre as tecnologias da informação e da própria experiência acadêmica com IA, o professor do curso de Psicologia,  Flávio Borges, da Escola de Ciências Sociais e da Saúde, ministrou uma oficina sobre essa temática, destinada aos docentes da Escola de Ciências Médicas e da Vida na tarde desta terça-feira, 6 de agosto, na Área 1 (Setor Universitário).

A atividade integra a programação da 55ª Semana de Integração Acadêmica e Planejamento (Siap), promovida pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), que mobiliza os professores dos cursos de graduação até o dia 7 de agosto, em todas as escolas, como uma forma de preparação para o novo semestre letivo.

Além do CHAT GPT

O prof. Flávio começou a estudar essa temática em 2018 com um olhar mais focado para a tecnologia da informação, realidade ampliada, realidade virtual e IA, trabalha com o CHAT GPT desde 2021 e atualmente utiliza várias inteligências artificiais na sua prática docente, que tem impactado na formação acadêmica de forma positiva.

Durante a oficina, o professor compartilhou com os professores um e-book de sua autoria, intitulado IA na prática do docente, além de trazer exemplos de diferentes inteligências artificiais generativas que produzem e geram conteúdo novo, como, por exemplo, o CHAT GPT, Gemini, Perplexity, Claude, CHATPDF, GAMMA.APP e outras.

“São ferramentas que geram conteúdo com referência e uma linguagem mais humanizada. Essas IAS leem e analisam PDFs, além de conversar com o artigo e com o livro, por exemplo. Também existem ferramentas de pesquisas que usam IA para buscar artigos e bancos de dados de pesquisas que podem ser utilizadas em sala de aula. A IA também pode produzir slides que ajudam a melhorar a qualidade do material que os professores usam em sala de aula”, exemplificou o prof. Flávio.

Além de disponibilizar o link de acesso para cada uma das ferramentas citadas, o professor deu sugestões de como melhorar o comando a fim de obter qualidade e segurança na resposta.

“Os estudantes usam IA, mas muitos não utilizam do jeito correto e quando a gente traz para a sala de aula essas ferramentas, eles se interessam e se surpreendem quando passam a usá-las de uma forma ética e cuidadosa. Aquele estudante criativo e interessado vai voar, porque o potencial da IA amplia a possibilidade de aprendizagem”, refletiu.

Incentivo da gestão

Presente na oficina, a diretora da ECMV, profa. Vanusa Usier, destacou o entusiasmo do corpo docente mediante à explanação realizada, considerando que foi uma oportunidade para alguns professores seguirem os primeiros passos com a IA e para outros renovarem suas práticas pedagógicas a partir das novas ferramentas conhecidas,.

 

Foto: Weslley Cruz 

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.