Novos mestres e doutores recebem titulação

A PUC Goiás concedeu nesta quarta-feira, 5, 20 novos títulos de mestres e doutores para alunos dos programas de pós-graduação Stricto Sensu. Eles fazem parte do grupo de 60 mestrandos e doutorandos que concluíram, no começo deste semestre, a pós-graduação.

A cerimônia, no Auditório da Área 4, reuniu mestrandos e doutorandos, professores e familiares e foi presidida pela professora Olga Ronchi, vice-reitora da PUC Goiás, acompanhada da pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, professora Milca Severino. Elas foram responsáveis pela entrega da titulação dos mestres e doutores.

Para a professora Olga, a entrega dos certificados simboliza parte da missão da universidade, que é a formação de quadros altamente qualificados. “Estes profissionais não vão só qualificar o ensino superior brasileiro, onde alguns já são professores, como também atender demanda de outras áreas profissionais voltadas para inovação e tecnologia”, explicou ela.

Atualmente o Brasil tem um doutor para cada 100 mil habitantes. Em países mais evoluídos, a média chega 40/100 mil. O país tem registrados cerca de 200 mil doutores e 800 mil mestres. “Instituições são desafiadas a qualificar os programas de mestrado e de doutorado, porque deles dependem o desenvolvimento tecnológico nacional. Responsabilidade enorme destes mestres e doutores, que a PUC Goiás compartilha”, afirmou a professora Olga.

Entre os concluintes de hoje está o doutor Arthur Vandré, que participou do Doutorado de Psicologia, e já é professor universitário em Anápolis. O novo doutor é egresso da PUC Goiás, onde também cursou graduação e mestrado. “É um momento importante pessoalmente e profissionalmente”, afirma ele, que pretende continuar a estudar.

As conquistas foram comemoradas também pela líder da área na PUC Goiás, a pró-reitora Milca Severino. “Hoje na sociedade do conhecimento exige uma melhor conhecimento e os programas de mestrado e doutorado atendem essa exigência. Para a universidade, disponibilizar para a sociedade brasileira novos profissionais preparados para enfrentar as adversidades em diversas áreas do conhecimento”, explicou.

A universidade já realizou 2.653 defesas desde a criação do primeiro programa de Stricto Sensu. Atualmente são 11 cursos de mestrado e quatro de doutorado, sendo um deles em parceria. O programa possui 596 alunos matriculados no mestrado e no doutorado.

Fotos: Weslley Cruz