Novo curso é discutido com escolas católicas

As atividades acadêmicas do curso de licenciatura em Ciências da Religião da PUC Goiás terão início no primeiro semestre de 2019. Esse curso de graduação é inédito na universidade e, de acordo com o diretor da Escola de Formação de Professores e Humanidades da instituição, prof. Romilson Siqueira, ele vem a atender uma demanda para o Ensino Religioso nas escolas públicas, já que o ensino foi aprovado como área do conhecimento e componente curricular na Base Nacional Comum Curricular.

“As escolas já tinham a obrigatoriedade de trabalho com o Ensino Religioso, só que as novas diretrizes orientam qual o perfil do professor que vai ministrar esse conteúdo”, explicou o diretor. Até então o professor da escola podia trabalhar com o Ensino Religioso de forma transversal, mas, a partir de agora, com a perspectiva da nova resolução da licenciatura, a lei determina o perfil, qualificação do profissional, objetivo do curso e do egresso para o ensino das Ciências da Religião.

O novo curso foi oferecido nos últimos vestibulares da instituição e terá a duração de quatro anos. Organizado em módulos, oferece uma perspectiva interconfessional, com uma abordagem das manifestações religiosas por meio da cultura e da história, além das diferentes nuances da religião ao longo dos tempos.

O assunto foi discutido com representantes das escolas católicas da região metropolitana de Goiânia, na manhã desta quarta-feira, 7, na Sociedade Goiana de Cultura (SGC). A reunião foi também foi prestigiada pelo reitor da PUC Goiás, Wolmir Amado, pelo arcebispo metropolitano, dom Washington Cruz e pelo monsenhor Luiz Gonzaga Lobo.

Fotos: Wagmar Alves