Nova Teoria da Comunicação e enculturação digital são discutidas no Muticom

Diante de um mundo repleto de novas tecnologias que transformam cotidianamente as relações humanas é preciso repensar e desconstruir a comunicação. Pelo menos é o que sugere a Nova Teoria da Comunicação, proposta por Ciro Marcondes Filho, diretor do Núcleo de Estudos Filosóficos da Comunicação (FiloCom) da USP e trazida ao Muticom na manhã desta sexta-feira, 19, pelo prof. Deodato Rafael Libaneo, membro do mesmo grupo e mestrando em Meios e Processos Audiovisuais pela USP.

No segundo dia do evento, que continua no Centro Pastoral Dom Fernando, chamado Cidade da Comunhão durante o Muticom, temas como o novo conceito de comunicação e formas de evangelização da igreja católica nas redes sociais foram os principais assuntos trazidos pelos palestrantes no primeiro turno do dia. Durante o Muticom, os eixos temáticos são abordados dentro de trilhas específicas, que permitem aos participantes transitar por palestras que abordam assuntos na Comunicação, Democracia e Responsabilidade Social.

Dentro da Trilha da Comunicação o prof. Deodato, ao propor aos presentes que repensassem a comunicação, trouxe o seguinte questionamento: “quem é o outro que está na minha frente”? Numa perspectiva da alteridade, o pesquisador propõe que esse outro seja olhado como sujeito e a comunicação só existe, segundo essa nova proposta, quando consideramos essa relação em um processo que vai além da linguagem.

“Ela (a comunicação) não acontece sempre. É algo novo, raro, que nos transforma e sensibiliza. É a sensação de uma experiência que muda nossa forma de pensar, ver e escutar o outro”, instigou o pesquisador da Nova Teoria, durante sua explanação, no turno matutino. Ao mesmo tempo também questionou se, de fato, existe comunicação com as pessoas que convivemos já que, muitas vezes, as relações são superficiais.

Para o professor, a desconstrução da comunicação é necessária nos tempos atuais: as pessoas têm muito a dizer, mas quase não querem escutar. Ao mesmo tempo, complementou: “é uma relação assimétrica, pois eu nunca vou compreender o outro. Quando a compreensão e a racionalidade caem, faltam palavras. No momento em que a comunicação acontece, a linguagem não dá conta. É um êxtase quando construímos algo novo”, refletiu.

Já na Trilha da Democracia, o assunto abordado foi O verbo se fez rede, tema do novo livro do prof. Moisés Sbardelotto, doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). O pesquisador, que trouxe à tona o tema da midiatização durante a conferência de abertura do evento, dessa vez enfocou sua fala no processo de enculturação digital vivenciado pela igreja católica, utilizando como exemplo principal o papa Francisco.

Após fazer uma rápida linha do tempo, do Apple Macintosh em 1984 ao Snapchat em 2011, ele explicou a enculturação digital como um processo vivenciado pela igreja de trazer a evangelização para os meios digitais. Para isso citou alguns exemplos, como a 1ª Videoconferência do papa Francisco, em 2014, com crianças da ONG Eschola, de Buenos Aires; a abertura da conta oficial do pontífice no Instagram, em 2016, e o lançamento do aplicativo Do Cat, voltado à evangelização de jovens, no mesmo ano. Também citou a aproximação da igreja católica com seguimentos específicos da sociedade, como a rede Jovens Conectados e o grupo Diversidade Católica, voltado à reflexão e acolhimento da diversidade sexual, voltado para fieis católicos. Por fim, complementou seu raciocínio com uma frase do papa emérito Bento XVI, de que existe “um estilo cristão de presença também no mundo digital: traduz-se numa forma de comunicação honesta, aberta, responsável e respeitadora do outro”.

O Muticom, que é promovido pela CNBB e realizado neste ano pela Arquidiocese de Goiânia, continua nesta sexta-feira, 19, na Cidade da Comunhão, com palestra do reitor Wolmir Amado, às 14h30 sobre Democracia, seguido pelo workshop Prática da Comunicação Institucional, que será ministrado pelo tenente Pedro Aihara, do Corpo de Bombeiros, às 17h50. Das 20h às 21h30 será realizada a próxima edição dos Prêmios de Comunicação da CNBB encerrando a programação do dia. O evento continua neste sábado, 20, no CPDF, e a missa de encerramento será no domingo, 21, às 10 horas, na Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade.

Confira a programação completa aqui.

Fotos: Wagmar Alves


Fotos: Ana Paula Abrão