No Dia do Assistente Social, universidade sedia discussão sobre desafios na área

A seguridade social foi tema de palestra proferida pela assistente social do Instituto Nacional do Seguro Social, profa. Raquel Ferreira Crespo de Alvarenga, na manhã desta terça-feira, 15, durante a XXXV Semana do Assistente Social e VIII Simpósio Goiano de Serviço Social, sediado pela PUC Goiás.

Na explanação, a palestrante fez uma reflexão sobre o tripé da saúde, assistência e previdência instituído na Constituição Brasileira em 1988, que ainda não foi totalmente regulamentado. “É unânime entre os estudiosos que há um desmonte da política de seguridade social nos dois últimos anos, apesar de acontecer uma reforma do ponto de vista institucional, em relação ao INSS, ao benefício de prestação continuada, seguridade e assistência”, analisou.

Ao mesmo tempo, apesar dos desafios em relação ao tema, trouxe uma fala de esperança aos futuros profissionais: “devemos ter o cuidado para não desanimar, mostrar a resistência e a luta que a categoria pode fazer em prol dos excluídos da nossa sociedade”, incentivou.

Coordenadora do curso de Serviço Social da universidade, a docente Carmem Regina Paro ressaltou que o intuito do evento, realizado pelo Conselho Regional de Serviço Social Goiás – 19ª Região, e pelo Conselho Federal de Serviço Social, é promover a formação profissional, ampliar o debate entre a categoria dos assistentes sociais e os acadêmicos que estão em processo de formação, no sentido que esse conjunto da profissão possa deliberar, fazer encaminhamentos, socializar pesquisa e os conhecimentos que estão sendo produzidos na área.

Ela também trouxe uma reflexão sobre o 15 de maio, Dia do Assistente Social. “A principal luta é resistir a esses ataques que estão sendo feitos aos direitos sociais. A nossa democracia, que foi fruto de uma grande luta da classe trabalhadora, é consolidar uma sociedade justa e igualitária”, afirmou.

Participam do evento estudantes de Serviço Social da PUC Goiás, UFG e outras IES, além de assistentes sociais de Goiânia, região metropolitana e outros municípios do estado goiano. A programação do evento continua às 14 horas e segue até às 22 horas, no auditório da Área 4 (Praça Universitária).

Mais informações sobre a programação aqui.

Fotos: Wagmar Alves