No Dia de São José, universidade relembra trajetória de cônego Trindade

Para celebrar o padroeiro universal da igreja católica e prestar uma homenagem ao cônego José Trindade da Fonseca e Silva (1904-1962), padre que doou a Chácara São José à instituição, que atualmente é o Câmpus II da universidade, a PUC Goiás realizou na manhã desta terça-feira, 19, a tradicional celebração de São José, como também relembrou a trajetória do referido cônego, devoto do santo, que teve um papel importante na política e na educação em Goiás, mais precisamente, na década de 1950 do século XX.

Fazendo memória a essas referências históricas, o evento, realizado no Câmpus II, foi marcado por três momentos: o descerramento da placa em homenagem ao padre, que está situada na sede administrativa; o lançamento do livro intitulado cônego José Trindade da Fonseca e Silva, do diretor do Instituto de Pesquisas e Estudos Históricos do Brasil Central (IPEHBC) da PUC Goiás, Antônio César Caldas e, por último, a procissão, seguida por celebração eucarística, presidida pelo arcebispo de Goiânia e grão-chanceler da universidade, dom Washington Cruz.

Na ocasião, o reitor da universidade, Wolmir Amado, relembrou a trajetória do cônego Trindade, destacando sua liderança como religioso e político, já que assumira as funções de deputado federal e secretário de Educação, além de ter exercido forte influência na transferência da capital federal, do Rio de Janeiro para Brasília. Somado a isso, também pontuou sua relação com a universidade, por ter feito parte do anteprojeto para sua criação, dez anos antes de sua fundação, no ano de 1948, durante o Congresso Eucarístico, em Goiânia.

“Eis que o sonho se concretizou. Ao final da vida, o cônego Trindade doou este terreno , uma chácara, para um câmpus da universidade . Ela ficou muitas décadas com essa estrutura, mas, aos poucos, foi ganhando contornos próprios e hoje é este importante câmpus do Centro-Oeste, que abriga o Centro de Convenções, Memorial do Cerrado, complexo esportivo e, claro, 57 anos depois do seu falecimento, a universidade presta sua homenagem ao cônego pela sua contribuição”, enfatizou o gestor.

Segundo o reitor esta é a terceira deferência prestada pela instituição ao religioso. A primeira foi realizada há 25 anos, quando o setor vizinho do Parque Ateneu, em Goiânia, foi denominado Parque Trindade; a segunda ocorreu há 10 anos com a reedição do seu livro Lugares e Pessoas, publicado em 1948, e a terceira neste Dia de São José, no ano em que a universidade comemora 60 anos de história, no câmpus que pertencia ao cônego e que, também, abriga ícones do santo. “De uma maneira, cônego Trindade soube incorporar em sua história, vida e espiritualidade a mística de São José, no seu serviço ao Reino de Deus”, refletiu.

Livro

Dois acervos do religioso (o Fundo e a Coleção Cônego Trindade) se encontram no IPEHBC. O primeiro é composto por documentos produzidos por ele nas diversas funções que exerceu e, no segundo, encontram-se os documentos coletados pelo padre para contextualizar/ subsidiar seus trabalhos históricos.

O livro, que conta a trajetória do religioso foi redigido pelo diretor do Instituto, Antônio César Caldas. Com um traço biográfico, a publicação, que foi distribuída aos presentes durante a solenidade, traz ao leitor informações sobre sua família, os primeiros estudos, sua juventude, vocação e os principais papéis que desempenhou ao longo de sua vida até o seu falecimento.

“O cônego trabalhou muito pelo progresso de Goiás, pela igreja em Goiânia e foi múltiplo em seus afazeres. Como deputado e como secretário batalhou muito pelas faculdades, que depois se juntariam para formar a PUC e foi um braço direito de dom Emanuel, precursor da educação em Goiás”, lembrou.

Missa

O arcebispo metropolitano, dom Washington Cruz, conduziu a procissão e, em seguida, presidiu a celebração eucarística em honra a São José, no Centro de Convenções PUC. Em sua homilia, ele fez uma reflexão teológica sobre a importância de São José para os católicos, além de fazer memória à vida do padre Trindade.

“O padroeiro da igreja universal é São José, esposo de Maria, o pai putativo que Deus escolheu para dar ao seu filho Jesus, ao filho de Deus, ao verbo encarnado, a paternidade nesta Terra. É uma solenidade muito antiga e muito bonita na Igreja, lembrando essa pessoa que ensinou Jesus a trabalhar de modo especial – ele era chamado de filho do carpinteiro”, declarou o arcebispo.

O evento também pautou o último dia da novena ao santo que, neste ano, foi realizada de forma itinerante, passando por todas as escolas da instituição. A iniciativa tem como contexto histórico a devoção a São José, que passou a ter sua festa litúrgica fixada em 19 de março ainda no século XV. A partir de 1621, a festa passou a ser celebrada por todos os católicos e, em 1847,  o santo foi declarado padroeiro da igreja católica. A universidade mantém essa tradição e celebra a data anualmente, com atividades que envolvem toda a comunidade acadêmica.

Fotos: Wagmar Alves