Nas páginas da editora

Dissertações, teses, artigos e boas histórias saem do domínio dos autores para ganhar as prateleiras de livrarias do Brasil e do exterior a partir do trabalho das editoras universitárias. As publicações de acadêmicos e docentes selam o compromisso da universidade com o conhecimento científico e com a cultura brasileira e registram a maturidade da produção de cada instituição.
No Brasil, o mercado editorial publicou o ano passado 447 milhões de exemplares, vendeu 389 milhões e faturou R$ 5,23 bilhões, segundo estudo da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), para a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel).
Entre as publicações produzidas estão os livros das editoras universitárias. Entre elas, a Editora PUC Goiás, com 30 anos de experiência no mercado. Enquanto a crise bate a porta das livrarias e há um decréscimo no número de leitores e livros lidos no país, as publicações do meio universitário mantém o fôlego e têm público garantido.
Em 2015, a Editora PUC lançou 52 títulos inéditos e continua a colocar no papel as produções de docentes e acadêmicos da instituição (ver quadro), entre pesquisas, romances e até livros infantis. “As editoras universitárias primam pela publicação dos conteúdos de pesquisas. Apesar de todos os obstáculos deste segmento, ainda há um considerável número de produção no Brasil”, explica a professora Nair. O segmento universitário publicou de 45 milhões de exemplas, ainda segundo o estudo da Fipe.
Dentro das editoras universitárias, o cuidado com o conteúdo e o acabamento é primordial e acompanha todas as publicações. Todos os futuros livros passam, inicialmente, pelo Conselho Científico. Depois de aprovado, seguem para o Conselho Editorial. Só depois o material é editado, revisado e impresso.
Cada livro recebe um tratamento diferente, desde a capa até o miolo, passando pela encadernação. “O autor avalia em todas as etapas”. A pré-impressão considera a diagramação, a arte da capa, entre outros aspectos. A equipe atual da Editora PUC é permanente e tem diagramação, design gráfico e revisão. Depois da entrega, a distribuição é responsabilidade do autor. No caso da Editora PUC, há o apoio da livraria, que oferece grande parte do acervo.

Autoria
Entre as preocupações, aspectos éticos e a profundidade da informação. “Olhamos a questão da propriedade intelectual para se evitar cópias. Quando se publica um livro precisa-se de um conselho científico para fazer a análise da importância e da substancialidade daquele conteúdo, além de olhar se este conteúdo responde uma pergunta na área da pesquisa e se esse escrito mantém a autoria”, explica ela.

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.