Narrativas autobiográficas estimulam acadêmicos na elaboração do TCC

O desenvolvimento da narrativa autobiográfica durante o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi tema de oficina ministrada nesta terça-feira, 29, pela profa. Jaqueline Luvisotto Marinho, coordenadora pedagógica da Residência Médica na instituição. O momento fez parte da programação da 44ª Semana de Integração Acadêmica e Planejamento (Siap) e reuniu docentes da área da Saúde, com o intuito de discutir metodologias inovadoras no processo de ensino-aprendizagem.

Pesquisadora da metodologia, a docente trouxe a iniciativa para seus estudantes do curso de Medicina, para motivar uma interação do ensino, pesquisa e a trajetória pessoal do estudante, de forma que o mesmo crie significações e tenha autonomia para problematizar o TCC.

“As narrativas permitem a participação real do aluno no processo de criação na construção do objeto de pesquisa. Estimular esse engajamento faz com que o estudante se perceba como autor e participante do processo”, refletiu a professora, ao partilhar suas experiências no processo de orientação dos trabalhos científicos juntamente aos estudantes.

Durante a oficina, ela também enumerou alguns desafios no processo de construção de narrativas por parte do corpo discente, como a dificuldade de trabalhar em equipe e o “sair” da condição passiva na pesquisa – atitudes que quebram o paradigma de que o aluno apenas deve seguir regras do orientador.

Para facilitar o processo, ela partilhou com os colegas a experiência de elaborar um roteiro com perguntas norteadoras, para estimular uma reflexão no estudante, de forma que consiga resgatar aspectos da história pessoal para constituir seu objeto de estudo. Questões como por que o estudante escolheu o curso, ou lembranças de situações vivenciadas com pacientes são algumas perguntas recorrentes usadas como estímulo à construção da narrativa, que têm impactado na qualidade dos trabalhos produzidos pelos estudantes.