Na Semana do Meio Ambiente, ITS doa mudas para população

Em alusão ao Dia do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, o Instituto do Trópico Subúmido (ITS) da PUC Goiás promoveu, no último domingo, 30 de maio, a distribuição de 350 mudas nativas do Cerrado e de plantas medicinais. A entrega foi realizada em dois momentos: no turno matutino, na Paróquia Jesus de Nazaré (Setor Urias Magalhães) e  no período noturno, na Paróquia São João Evengelista (Setor Universitário).

De acordo com o coordenador do Núcleo Escola Aberta do ITS, prof. Roberto Malheiros, o intuito da ação é conscientizar a sociedade sobre a importância da preservação do Cerrado. “As águas do Bioma estão desaparecendo. Muitas nascentes estão secando, temos mananciais degradados e já existe um anúncio que teremos um ano difícil em relação à água”, alertou o docente.

Na ocasião, foram distribuídas espécies frutíferas e florais, como o araçá, maracujá, jenipapo, ipê roxo, ipê caraíba, entre outros. “As plantas herbáceas também desenvolvem um papel muito importante na acumulação do carbono e impermeabilização do solo”, ressaltou. Materiais de compostagem também foram doados juntamente com as mudas, para incentivar a população a plantar e ter áreas verdes em casa.

Para dar continuidade à campanha, o ITS lançará, nesta semana, o projeto Adote o Cerrado, que tem como público-alvo pequenos proprietários rurais da região. Kits de mudas serão distribuídos gratuitamente na sede do Instituto, localizado no Câmpus II da PUC Goiás (acesso pela Av. Engler, no Jardim Mariliza) , de 14 a 18 de junho. Para participar, o interessado deverá entrar em contato com o Instituto, até o dia 12 de junho, pelos telefones 3946-17-11/17-28 e solicitar a ficha de inscrição, que deverá ser encaminhada para o e-mail its@pucgoias.edu.br.

Cada kit é composto por 50 espécies de mudas nativas do Cerrado, que deverão ser plantadas para garantir o reflorestamento e a recuperação de nascentes . Os proprietários também receberão assessoria gratuita dos professores da universidade, que irão explicar como plantar e cultivar as plantas.

O Instituto tem a intenção de transformar a iniciativa em um projeto permanente e, no momento, estuda a parceria com empresas e outros agentes da sociedade para promover ações futuras.

Você sabia?

O Bioma Cerrado ocupa atualmente 23,92% do território brasileiro. É o segundo maior bioma do País em extensão, situado nas áreas centrais do continente sul americano, especificamente, no Brasil.

(Fotos: Wagmar Alves)

Fotos: Wagmar Alves
PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.