‘Mutirão de talentos’ se mobiliza para atender comunidade

Serviços gratuitos movimentaram a sede do Centro de Educação Comunitária de Meninas e Meninos (Cecom) da PUC Goiás, no Setor Santos Dumont, na região Noroeste de Goiânia. Durante este sábado, 23, a população aproveitou atividades nas áreas de educação, saúde, cultura e cidadania oferecidos por cursos e programas da universidade, além de parceiros, como governos municipal e estadual, Organizações Não Governamentais (ONGs) e empreendedores locais.

O reitor da PUC Goiás, prof. Wolmir Amado, visitou o espaço no fim da manhã, conversou com funcionários do Centro e com a população da região, que desde as primeiras horas da manhã marcou presença. “O Integra é uma maneira de juntar esforços, em um amplo mutirão de talentos, de energias, de formações profissionais, de instituições do governo, de cursos da universidade para colocarem à disposição da comunidade serviços”, analisou.

Ele frisou ainda que o evento é “um esforço gigantesco por construção de cidadania e por formação de comunidade”, defendendo que a criação de uma sociedade melhor passa por “microações, voluntariado e formação de lideranças.”

Fundado na década de 1980, por meio de parceria com a Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex) da universidade, o Cecom faz parte dos projetos do Instituto Dom Fernando (IDF). Na região Noroeste da capital, há ainda da Centro de Estudo, Pesquisa e Extensão Aldeia Juvenil (Cepaj). Já na região Leste, o IDF é responsável pelas atividades da Escola de Circo Dom Fernando (ECDF) e pela Escola de Formação da Juventude (EFJ).

A diretora do IDF, profa. Beth Bicalho, ressalta uma união de forças que faz o Integra Cecom acontecer. “O Integra é um evento que traz várias entidades governamentais, não governamentais, religiosas e empreendedores e trabalha com promoção. Ele exercita o direito à cidadania e o protagonismo dessa comunidade”, frisa.

O coordenador do Cecom, Edson Lucas, ressalta que o Integra oportuniza à comunidade serviços essenciais, com qualidade. “Também fortalecemos as relações entre a instituição e os órgãos que ofertam essas atividades. Queremos fortalecer a cultura da paz e convívio com as diferenças”, destaca, citando ainda o viés cultural da iniciativa.

Saúde e trabalho

No Parque da Criança, pebolim, tênis de mesa, futebol, desenhos, xadrez, damas e oficinas de pintura corporal fizeram a festa para a meninada que passou pelo Centro durante o sábado. A estudante Juliane Souza, 11 anos, acompanhou a mãe, diretora de uma escola na região, no evento. Aproveitou para brincar no escorregador, montado na rua em frente ao Cecom, e passou parte da manhã entre traços, lápis de cor e caneta hidrocor, pintando desenhos. “Está divertido”, disse.

Atendimentos jurídicos em diversas áreas foram realizados, bem como a emissão de documentos, como identidade e carteira de trabalho, uma das novidades desta edição.

A vacinação contra Febre Amarela, HPV, Hepatite e Antitetânica, cadastro e informações sobre o passaporte do idoso, sorteio e distribuição de brindes também ocorreram pela primeira vez no Integra.

O estudante Daniel Nolasso, 16, recebeu o encaminhamento para o Ministério Público do Trabalho (MPT), onde a carteira de trabalho será emitida. “Quis agilizar porque no ano que vem vou terminar o Ensino Médio e quero arrumar um emprego”, planeja ele, que mora na região e também aproveitou para renovar o visual, no estande de cortes de cabelo gratuito.

Na Saúde, as Ligas Acadêmicas ofereceram atendimentos como aferição de pressão e orientações para manter evitar doenças, como a hipertensão. Vizinha do Cecom, a dona de casa Maria Ishife, 62, diz que participa do Integra todos os anos. Neste, mediu a pressão – “estou belezinha” – e aproveitou para “ver os amigos.”

O estudante de Medicina Vitor Valadares, da Liga de Medicina da Família e Comunidade, participou do evento. “Orientamos sobre o consumo de sal e sobre a prática de exercícios físicos”, informa ele, aluno do 10º período.

A Secretária Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia, por meio da equipe do Cais Cândida de Morais, ofereceu atendimentos como prevenção ao câncer, teste glicêmico e orientação sobre casos de obesidade. Teste da linguinha e oficina de mastigação também foram oferecidos.

Cultura e meio ambiente

Enquanto os atendimentos ocorriam, na área externa do Cecom apresentações animavam o público em um palco montado em frente à sede do Cecom. Artistas locais, grupos de capoeira e alunos da Escola de Circo, com o espetáculo Frutos da terra, se apresentaram.

Já os voluntários do Programa Sócio Ambiental e de Economia Solidária (Prosa) subiram ao palco para comandar uma gincana sobre resíduos sólidos. Eles também prestaram informações ao público sobre como descartar e reaproveitar papel, metal, plástico e matéria orgânica. “Queremos repassar aquilo que aprendemos. São mudanças de hábitos que podem fazer a diferença para o planeta”, incentivou o estudante de Engenharia Civil e voluntário do programa, Rafael Santos.

Além das orientações, duas oficinas com foco em alimentação saudável e aproveitamento integral dos alimentos foram realizadas. A profa. Maria Isabel Dantas, do Prosa, ministrou as formações, voltadas para o público infantil. “Queremos incentivar o consumo de vegetais e o aproveitamento total dos alimentos. Dessa forma, há uma diminuição do descarte de resíduos, um dos objetivos do Prosa”, explicou.

Para saber mais sobre o Cecom, visite a página do projeto no site da PUC Goiás.

Fotos: Weslley Cruz