‘Mutirão de talentos’ se mobiliza para atender comunidade

Serviços gratuitos movimentaram a sede do Centro de Educação Comunitária de Meninas e Meninos (Cecom) da PUC Goiás, no Setor Santos Dumont, na região Noroeste de Goiânia. Durante este sábado, 23, a população aproveitou atividades nas áreas de educação, saúde, cultura e cidadania oferecidos por cursos e programas da universidade, além de parceiros, como governos municipal e estadual, Organizações Não Governamentais (ONGs) e empreendedores locais.

O reitor da PUC Goiás, prof. Wolmir Amado, visitou o espaço no fim da manhã, conversou com funcionários do Centro e com a população da região, que desde as primeiras horas da manhã marcou presença. “O Integra é uma maneira de juntar esforços, em um amplo mutirão de talentos, de energias, de formações profissionais, de instituições do governo, de cursos da universidade para colocarem à disposição da comunidade serviços”, analisou.

Ele frisou ainda que o evento é “um esforço gigantesco por construção de cidadania e por formação de comunidade”, defendendo que a criação de uma sociedade melhor passa por “microações, voluntariado e formação de lideranças.”

Fundado na década de 1980, por meio de parceria com a Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex) da universidade, o Cecom faz parte dos projetos do Instituto Dom Fernando (IDF). Na região Noroeste da capital, há ainda da Centro de Estudo, Pesquisa e Extensão Aldeia Juvenil (Cepaj). Já na região Leste, o IDF é responsável pelas atividades da Escola de Circo Dom Fernando (ECDF) e pela Escola de Formação da Juventude (EFJ).

A diretora do IDF, profa. Beth Bicalho, ressalta uma união de forças que faz o Integra Cecom acontecer. “O Integra é um evento que traz várias entidades governamentais, não governamentais, religiosas e empreendedores e trabalha com promoção. Ele exercita o direito à cidadania e o protagonismo dessa comunidade”, frisa.

O coordenador do Cecom, Edson Lucas, ressalta que o Integra oportuniza à comunidade serviços essenciais, com qualidade. “Também fortalecemos as relações entre a instituição e os órgãos que ofertam essas atividades. Queremos fortalecer a cultura da paz e convívio com as diferenças”, destaca, citando ainda o viés cultural da iniciativa.

Saúde e trabalho

No Parque da Criança, pebolim, tênis de mesa, futebol, desenhos, xadrez, damas e oficinas de pintura corporal fizeram a festa para a meninada que passou pelo Centro durante o sábado. A estudante Juliane Souza, 11 anos, acompanhou a mãe, diretora de uma escola na região, no evento. Aproveitou para brincar no escorregador, montado na rua em frente ao Cecom, e passou parte da manhã entre traços, lápis de cor e caneta hidrocor, pintando desenhos. “Está divertido”, disse.

Atendimentos jurídicos em diversas áreas foram realizados, bem como a emissão de documentos, como identidade e carteira de trabalho, uma das novidades desta edição.

A vacinação contra Febre Amarela, HPV, Hepatite e Antitetânica, cadastro e informações sobre o passaporte do idoso, sorteio e distribuição de brindes também ocorreram pela primeira vez no Integra.

O estudante Daniel Nolasso, 16, recebeu o encaminhamento para o Ministério Público do Trabalho (MPT), onde a carteira de trabalho será emitida. “Quis agilizar porque no ano que vem vou terminar o Ensino Médio e quero arrumar um emprego”, planeja ele, que mora na região e também aproveitou para renovar o visual, no estande de cortes de cabelo gratuito.

Na Saúde, as Ligas Acadêmicas ofereceram atendimentos como aferição de pressão e orientações para manter evitar doenças, como a hipertensão. Vizinha do Cecom, a dona de casa Maria Ishife, 62, diz que participa do Integra todos os anos. Neste, mediu a pressão – “estou belezinha” – e aproveitou para “ver os amigos.”

O estudante de Medicina Vitor Valadares, da Liga de Medicina da Família e Comunidade, participou do evento. “Orientamos sobre o consumo de sal e sobre a prática de exercícios físicos”, informa ele, aluno do 10º período.

A Secretária Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia, por meio da equipe do Cais Cândida de Morais, ofereceu atendimentos como prevenção ao câncer, teste glicêmico e orientação sobre casos de obesidade. Teste da linguinha e oficina de mastigação também foram oferecidos.

Cultura e meio ambiente

Enquanto os atendimentos ocorriam, na área externa do Cecom apresentações animavam o público em um palco montado em frente à sede do Cecom. Artistas locais, grupos de capoeira e alunos da Escola de Circo, com o espetáculo Frutos da terra, se apresentaram.

Já os voluntários do Programa Sócio Ambiental e de Economia Solidária (Prosa) subiram ao palco para comandar uma gincana sobre resíduos sólidos. Eles também prestaram informações ao público sobre como descartar e reaproveitar papel, metal, plástico e matéria orgânica. “Queremos repassar aquilo que aprendemos. São mudanças de hábitos que podem fazer a diferença para o planeta”, incentivou o estudante de Engenharia Civil e voluntário do programa, Rafael Santos.

Além das orientações, duas oficinas com foco em alimentação saudável e aproveitamento integral dos alimentos foram realizadas. A profa. Maria Isabel Dantas, do Prosa, ministrou as formações, voltadas para o público infantil. “Queremos incentivar o consumo de vegetais e o aproveitamento total dos alimentos. Dessa forma, há uma diminuição do descarte de resíduos, um dos objetivos do Prosa”, explicou.

Para saber mais sobre o Cecom, visite a página do projeto no site da PUC Goiás.

Fotos: Weslley Cruz

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.