Muticom 2019 é lançado em Goiânia

O 11º Mutirão Brasileiro de Comunicação será realizado no Centro Pastoral Dom Fernando, em Goiânia, de 18 a 21 de julho deste ano. O tema, a programação e o site do evento foram apresentados oficialmente ao público na manhã desta quinta-feira, 24, pela Arquidiocese de Goiânia, no auditório da Cúria Metropolitana. Nesta edição a temática discutida será Comunicação, Democracia e Responsabilidade. Pela primeira vez, Goiânia será sede do mutirão nacional e a PUC Goiás é uma das parceiras na organização.

A solenidade de lançamento do Muticom foi aberta pelo bispo auxiliar de Goiânia, dom Levi Bonatto, que concedeu uma benção aos presentes e, em seguida, refletiu sobre o papel da Igreja ao anunciar o Evangelho. “O Mutirão procura mostrar às pessoas o que a Igreja está fazendo em termos de comunicação. O Evangelho quer chegar a todas as pessoas e os meios de comunicação social nos ajudam neste trabalho. Os temas comunicação, democracia e responsabilidade social são um aprofundamento do que está na doutrina social da Igreja”, declarou o bispo. Ele também abordou sobre o aspecto ecumênico do evento ao acolher pessoas de outras crenças e religiões.

Neste ano, a iniciativa também acolhe o 1º Encontro de Jovens Comunicadores da Signis Brasil, o 10º Encontro de Jornalistas da CNBB e a cerimônia de entrega dos Prêmios de Comunicação da Conferência. Responsável pela 11ª edição do Muticom, o missionário redendorista, irmão Diego Joaquim, anunciou dois palestrantes confirmados na programação: o jornalista João Paulo Charleaux , que é um dos diretores da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo e o repórter da Globo News, Nilson Klava.

“Uma novidade é o conceito de cidade que vamos trazer para a prática da cidadania durante o evento. O CPDF será chamado de Cidade da Comunhão e lá vai ter uma prefeitura, igreja, espaços de formação e alimentação. Isso mostra que o evento não será só um lugar de discussão, mas de prática cidadã”, explicou. Na programação também haverá palestras de profissionais locais e a visita ao Santuário do Divino Pai Eterno, em Trindade, fecha as atividades, no último dia.

O reitor da PUC Goiás, Wolmir Amado, prestigiou a solenidade, juntamente com diretores e representantes da Escola de Comunicação da universidade, Coordenação de Assuntos Estudantis, Divisão de Comunicação Social e PUC TV. “Para nós é uma alegria muito grande a realização deste importante evento de abrangência nacional, um grande mutirão de comunicação, no qual nos sentimos integrados, envolvidos, seja por pertença à Arquidiocese de Goiânia, seja pelo nosso trabalho de formação de comunicadores e também por uma emissora de televisão. Temos uma equipe e fica o nosso reiterado comprometimento e envolvimento nas equipes de trabalho, assim como a inserção neste projeto e o desejo que possamos oferecer um excelente encontro aos participantes”, refletiu.

Inscrições

As inscrições para participação no evento estão abertas e podem ser realizadas no site do Muticom (www.muticom.com.br). Há diversas modalidades de participação, com opções de hospedagem e alimentação. O evento tem como público-alvo, comunicadores, profissionais, pesquisadores, agentes de pastoral e autoridades da Igreja.