Museu do Memorial do Cerrado abre exposição sobre povos originários

O Museu de História Natural do Memorial do Cerrado e do Instituto do Trópico Subúmido (ITS) da PUC Goiás está com uma mostra aberta ao público com o tema “II Exposição Ancestralidade Viva – povos originários em equilíbrio com a natureza”. A mostra conta com 27 fotografias e 40 peças artesanais, produzidas por várias tribos indígenas. No dia 18 de abril a visitação será gratuita, das 8h às 17 horas. O Memorial do Cerrado está localizado no Câmpus II da PUC Goiás, no Jardim Mariliza. A exposição compõe a programação da Semana dos Povos Indígenas, que será realizada de 15 a 19 de abril em diversos espaços acadêmicos, cidades e capitais brasileiras.

Para a coordenadora pedagógica do ITS, Nicali Bleyer, “a importância de o Museu sediar uma exposição como esta é a de ampliar a discussão junto às escolas, à educação básica, para crianças, adolescentes e o público em geral, no sentido de desmistificar alguns preconceitos relacionados às causas e às populações indígenas. Também tem o objetivo de atualizar, junto a essas crianças e a esses jovens, sobre a real importância das comunidades tradicionais, principalmente no cuidado com a natureza, essa relação simbiótica e sustentável que esses povos originários vivem”.

Entrada franca

Nicali reforça que “a exposição traz mais para perto das pessoas objetos, artesanatos, modos de vida que compõem o patrimônio cultural e imaterial desses povos. A exposição torna-se, por esse motivo, um espaço de educação ambiental e patrimonial aberto à visitação pública, de forma gratuita, para todas as escolas e toda a comunidade que queiram visitar a exposição”.

A PUC Goiás, por meio do Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia (IGPA) e diversas parcerias realiza a Semana dos Povos Indígenas com programação híbrida e diversificada, com o tema “Autodeterminação dos povos originários no Brasil: desafios atuais e futuros”. A programação da Semana está disponível no site: www.pucgoias.edu.br.

Texto: Eliani Covem, Pró-Reitoria de Extensão e Apoio Estudantil