Mudanças na academia e na profissão

O curso de Engenharia de Controle e Automação da PUC Goiás realizou nesta quarta-feira, 5, aula inaugural com o tema Novos Caminhos da Engenharia, no Auditório da Área 2. O palestrante convidado José Frederico Lyra Netto, engenheiro mecatrônico formado na Unicamp e criador da Vetor Brasil, organização que trabalha com o desenvolvimento de lideranças dentro do poder público.

“Se a gente quer a melhoria, precisa se propor a participar”. Foi assim que ele junto à uma amiga criou um programa de trainees para o governo. Durante a palestra, ele mostrou como engenheiros também podem pensar soluções para os problemas da saúde e da educação e para a melhoria de vida da população. José Frederico contou sua experiência para cerca de 50 alunos do curso, que hoje tem cerca de 150 matriculados.

Os novos caminhos já são uma realidade para o curso, que neste semestre implantará a primeira Liga Acadêmica da Escola de Engenharia. No semestre passado, criou a empresa júnior Argos, a segunda de toda a instituição. “Sempre importante mostrar todas as possibilidades e gerar conhecimento para os nossos alunos, fortalecer as iniciativas deles”, explicou o professor Vítor Resende, coordenador da graduação. As duas iniciativas e a Atlética foram apresentadas para os alunos.

O estudante Flávio Glapinsk, do 7º período, falou sobre a criação da Liga, que nasceu a partir do trabalho do Mecaclub, grupo de estudos criado no semestre passado para desenvolvimentos de tecnologias, apresentar o curso em outras escolas e fortalecer a troca de conhecimento. “Queremos fazer outras atividades de forma mais institucional a partir do trabalho da Liga”.

Também estará na Liga o estudante Tiller Belotti, do último período, que também trabalha na Argos, que foi fundamental para o seu estágio atual. “A experiência de criação de projetos dentro da empresa júnior chamou a atenção do meu contratante”, explicou ele. A Argos possui hoje 15 alunos e lançou, durante a aula inaugural, 5 novas vagas.

Fotos: Wagmar Alves