Mostra das Engenharias e Artes une estudantes dos cursos EaD e presenciais

O pátio do estacionamento da Área 2 amanheceu, no último sábado, 02, repleto de projetos desenvolvidos por estudantes dos cursos de Engenharia em função da ‘Mostra das Engenharias e Artes’, que reuniu alunos e professores dos cursos presenciais e EaD em uma grande exposição.

Ao todo, 81 projetos foram apresentados e participaram os estudantes dos cursos presenciais de engenharia elétrica, engenharia de produção, engenharia de controle e automação e engenharia civil. Nos cursos em formato EaD, participaram alunos do curso de engenharia civil, engenharia elétrica, engenharia de controle e automação, engenharia mecânica e engenharia de produção.

A professora Mirian Sandra Rosa Gusmão, diretora da Escola Politécnica e de Artes, entende que o evento é uma forma de valorizar um trabalho diferenciado, citando que a PUC Goiás é pioneira nesse projeto, visto que contempla nas matrizes curriculares dos cursos de engenharia ‘projetos integradores’, disciplina que reúne conceitos científicos e suas aplicações: “Cada semestre a gente faz projetos diferentes e estes visam solucionar problemas de empresas. A intenção é resolver problemas reais”, explica.

Neste sentido, a professora Mirian destaca o fato de que, desde que ingressa no curso de engenharia, logo no 1º período, o estudante já vê a aplicação do conteúdo, o que, de acordo com a diretora, “retém, encanta e estimula o aluno por saber que o que ele aprende em sala de aula é importante e tem aplicação prática em um projeto que terá solução real”.

Outro aspecto considerado muito importante pela professora é o fato de a Mostra promover a integração das duas modalidades de ensino: presencial e EaD e, de acordo com ela, avaliando os produtos advindos das duas modalidades, não se nota diferença, de modo que o mesmo curso, em modalidades diferentes, entrega resultado com a mesma qualidade.

Os estudantes do 2º período do curso de Engenharia Civil Adônis Damaceno, Cryslara Rodrigues e Caio Pereira de Souza, apesar de tão pouco tempo de curso, formaram um dos grupos que expuseram projeto no sábado (foto em destaque).

Tratava-se de um filtro cujo objetivo era diminuir a condutividade da água e deixar o pH próximo de 7: “Utilizamos uma bomba de aquário e, nesse caso, a água suja ficaria acima do nível da bomba e, em seguida, a água seria bombeada para o filtro. Após filtrada, a água seria direcionada para outro compartimento, já limpa”, explica.

Adônis conta que o projeto pode ser desenvolvido para porte industrial, com os devidos ajustes proporcionais e que a equipe desenvolveu o filtro em 2 semanas e o montou em 2 dias.

Fotos: Ana Paula Abrão